São Paulo, sexta, 20 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ROTEIRO
Programa terá 20 capítulos

da Sucursal do Rio

A idéia de transformar "O Diário de um Mago" em minissérie surgiu há sete anos numa conversa entre Paulo Coelho e o roteirista Doc Comparato, em Portugal. "Desde a primeira vez que li o livro, achei que poderia fazer um grande roteiro", disse Comparato.
"Tivemos uma identificação imediata. Vou ficar feliz se ele for escolhido pela emissora para ser o roteirista", disse Coelho, que não pretende interferir na realização da minissérie.
Há três meses, Comparato entregou a sinopse da minissérie para a Globo, mesmo antes de a emissora confirmar que compraria os direitos de "O Diário de um Mago".
Para Comparato, a assinatura do contrato com o escritor significa que "a emissora está apostando no projeto". O roteirista pretende fazer uma minissérie com 20 capítulos. Cada um terá uma história fechada, seguindo a linha do livro.
"Algumas histórias já estão prontas, outras terei que criar para traduzir o significado subjetivo que o Paulo deu a alguns fatos e objetos", disse.
No final de cada capítulo, Coelho também ensina exercícios e rituais de magia. "Fiquei preocupado quando as vendas de "O Diário' estouraram. Dei-me conta de que um grande número de pessoas estava tendo contato com conhecimentos que poderiam ser perigosos se não fossem bem assimilados e utilizados", disse ele.
O escritor procurou seu mestre -um francês, alto, de cabelos brancos, que hoje deve ter cerca de 75 anos-, que conheceu em um café em Amsterdã (Holanda) e que o iniciou no caminho da magia.
"Ele disse que não existia perigo, garantiu que poucas pessoas iriam praticar os rituais, e as que o fizessem saberiam utilizá-los", contou Coelho.
Comparato não pretende ensinar rituais na minissérie, mas "ressaltar a mensagem de esperança", que considera a principal idéia da obra.
"Estamos no final do século. Acho bacana mostrar para as pessoas que elas podem e devem acreditar no futuro."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.