São Paulo, sexta, 20 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Fama mira no mercado internacional

do enviado especial

Embora estivessem do mesmo lado, durante a guerra, o Grupo Fama atuou em um terreno oposto ao do Trio Sarajevo. Seus clientes não eram os bósnios sitiados, mas o mercado internacional. Não produziam nada na cidade, mas atravessavam os túneis com seus disquetes e finalizavam seus produtos em cidades como Zagreb ou outras capitais européias.
Criado por Suada Kapic e Miran Norderland (mãe e filho), o Fama ganhou notoriedade internacional por seu "Sarajevo Survival Guide", uma guia "turístico" bem produzido e direcionado aos visitantes estrangeiros.
"Não temos clientes na Bósnia. Oferecemos um produto de marketing muito bem acabado. O mercado internacional sabe que deve gastar em marketing, o que não acontece com os bósnios", disse Miran Norderland.
Atualmente, o Fama produz um documentário sobre o cerco da cidade, em que explicam o dia-a-dia da guerra. Serão oito capítulos de 90 minutos cada.
"É longo pois se pretende antropológico. Deve explicar cada problema que a cidade passou, em todos os aspectos. Já gravamos 600 depoimentos", disse Miran. O projeto deve estar finalizado em julho deste ano. Segundo Miran, muitas universidade já demonstraram interesse pelo material pois têm disciplinas dedicadas à Bósnia, em cadeiras como política, economia e jornalismo. (CF)


Grupo Fama: Stolacka Ulica, 20, 71000, Sarajevo, tel. 00 387 71 214-045, fax 00 387 71 469-973


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.