|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Choque de frequências
NA COBERTURA DA GUERRA, CNN E AL JAZEERA DISPUTAM VERSÕES E AUDIÊNCIA
LAURA MATTOS
CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL
Há 12 anos, na Guerra do Golfo, a rede norte-americana CNN surgiu para o mundo, quando a Al Jazeera ainda nem era nascida. No ataque
ao Afeganistão, em 2001, a emissora de TV árabe alcançou fama mundial ao transmitir pronunciamentos do terrorista Osama bin Laden.
Agora, a cobertura da ação contra o Iraque é
encarada pelas duas emissoras como a grande
chance de atrair novos telespectadores e mudar a ordem mundial do mercado de TV. A CNN, que formaria pool com concorrentes para transmissão das primeiras horas da batalha, quer voltar a ser líder absoluta
em seu país e manter sua supremacia internacional. Já a Al Jazeera pretende se consolidar mundialmente lançando um canal em inglês.
À Folha, Chris Cramer, presidente da
CNN Internacional, e Dima Khatib, chefe de
redação da Al Jazeera, falam dos planos jornalísticos para a guerra e de sua provável influência na disputa global por audiência.
Texto Anterior: Programação de TV Próximo Texto: Al Jazeera já prepara novo canal em inglês Índice
|