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São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

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Choque de frequências

NA COBERTURA DA GUERRA, CNN E AL JAZEERA DISPUTAM VERSÕES E AUDIÊNCIA

LAURA MATTOS
CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Há 12 anos, na Guerra do Golfo, a rede norte-americana CNN surgiu para o mundo, quando a Al Jazeera ainda nem era nascida. No ataque ao Afeganistão, em 2001, a emissora de TV árabe alcançou fama mundial ao transmitir pronunciamentos do terrorista Osama bin Laden.
Agora, a cobertura da ação contra o Iraque é encarada pelas duas emissoras como a grande chance de atrair novos telespectadores e mudar a ordem mundial do mercado de TV. A CNN, que formaria pool com concorrentes para transmissão das primeiras horas da batalha, quer voltar a ser líder absoluta em seu país e manter sua supremacia internacional. Já a Al Jazeera pretende se consolidar mundialmente lançando um canal em inglês.
À Folha, Chris Cramer, presidente da CNN Internacional, e Dima Khatib, chefe de redação da Al Jazeera, falam dos planos jornalísticos para a guerra e de sua provável influência na disputa global por audiência.


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