São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ROCK

Foo Fighters é imbatível em criar música pesada para as massas

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Dave Grohl é um sujeito admirável. Tocou em pelo menos três grandes bandas -Scream, Nirvana e Foo Fighters-, criou projetos bacanas, como Them Crooked Vultures e Probot, e emprestou seu talento como baterista para Queens of the Stone Age, Nine Inch Nails, Killing Joke e até Paul McCartney.
Um currículo incomparável. Mas seu "emprego" de verdade ainda é no Foo Fighters, banda que criou depois da implosão do Nirvana. Quem poderia prever que sobreviveria ao Nirvana com outra banda de encher estádios?
Grohl lança agora "Wasting Light", o sétimo álbum de estúdio do Foo Fighters.
Tem participações especiais de Krist Novoselic (Nirvana), Bob Mould (Husker Du) e é produzido por Butch Vig, o mesmo que fez um disquinho chamado "Nevermind".
"Wasting Light" mostra que Grohl continua imbatível quando o assunto é fazer música pesada para as massas. É um balanço delicado: criar música extrema o suficiente para fugir do radar "mainstream" e acessível o bastante para não afugentar as rádios. Nisso, Grohl é o mestre.
A música do Foo Fighters combina elementos do rock clássico de Led Zeppelin e Black Sabbath -riffs poderosos, dinâmica que privilegia longos "breaks" silenciosos, seguidos de uma explosão de decibéis- com toques mais "underground", tirados do arsenal que Grohl aprendeu nos últimos 25 anos.
Em "Wasting Light", não é difícil achar influências do "stoner rock" de Kyuss e Queens of the Stone Age ("Bridge Burning"), do som industrial de Killing Joke e do heavy metal ("White Limo").
Mas Grohl sabe que nem tudo pode vir a cem por hora. Por isso, espalha baladas ("These Days", "Dear Rosemary") e canções pop ( "Matter of Time"), que não fariam feio num disco do Weezer.
"Wasting Light" é mais um disco que reflete a personalidade múltipla de Dave Grohl. Grunge? Punk? Classic rock? Pop? Grohl é tudo isso e mais um pouco.

WASTING LIGHT

ARTISTA Foo Fighters
LANÇAMENTO Sony/BMG
QUANTO R$ 24,80, em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Piada involuntária é o motivo do sucesso
Próximo Texto: Gulin grava inéditas de Tom Zé, Calcanhotto e Chico Buarque
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.