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Poderia ser primavera
da Equipe de Articulistas
Bem que poderia ser primavera,
como diz a canção de Rodgers e
Hammerstein que abre o novo CD
de Fred Hersch e Bill Frisell,
"Songs We Know". Todas essas
"canções que conhecemos", de
"Someday My Prince Will Come" a
"I Got Rhythm", de "Wave" a
"What Is this Thing Called Love?",
formam uma primavera do bem-estar, um conforto do coração apaziguado. Piano e guitarra são os
instrumentos dessa alquimia,
transformando letras irretocáveis
no toque passageiro das notas.
Canções são encontros amorosos de palavras e melodias, mas a
memória, aqui, tem de suprir tudo
o que a música pura não diz. O que
ela não supre a melodia escreve
mais direto e melhor. Entre o lembrado e o esquecido, as canções
vão nos conhecendo, seguindo a
trilha das improvisações.
Guitarra e piano não são facilmente compatíveis: tirando Jim
Hall e Bill Evans, não há parcerias
definitivas dessa combinação. Mas
Frisell e Hersch tem um entendimento tão grande que a distância
problemática entre os timbres soa
como virtude. Em vários momentos ajudados pela gravação muito
equilibrada, os dois instrumentos
transformam-se num só, "guitano" ou "pianarra", fantasticamente colorido. Ou então um sai de
dentro do outro, ou volta para lá,
com a aparência de um fato natural, não ensaiado.
Em 1996, Hersch gravou um disco solo de piano, só com canções
de Rodgers e Hammerstein, incluindo "It Might as Well Be
Spring" ("Fred Hersch Plays Rodgers & Hammerstein"). A diferença entre aquela versão e a nova define o caráter da parceria com Frisell. O que era cheio de síncopes e
acentos, sugerindo uma tocata
modernista, agora soa calmo e fácil, com a graça nostálgica de uma
simples canção americana.
Mesmo os brilhos de autor, como
o fá repetido para sempre, por
meio das harmonias de "Someday
My Prince Will Come", não chegam a chamar a atenção para si. A
coincidência perfeita de uma escala aqui, um pedaço de frase ali, em
canções como "Softly as in a Morning Sunrise", ou "My One and
Only Love", simula acidentes que
só um improviso muito bem ensaiado poderia encenar. Em outros
casos, como "Blue Monk"", ou "I
Got Rhythm", o improviso fica
mais próximo ainda da composição, com direito às acrobacias e inteligências que os dois músicos
exibem sem modéstia nem pompa.
Bem que poderia ser primavera:
uma primavera só de canções de
Richard Rogers, Jerome Kern,
George Gershwin, Thelonious
Monk, Cole Porter. A primavera
está lá para sempre, na memória e
na música. Refigurada em guitarra
e piano, ela é a estação que não
existe, em que cada um de nós vai
se encontrar ou se perder de novo,
nas felicidades e nas verdades de
mais uma canção.
(AN)
Avaliação:
Disco: Songs We Know
Artistas: Fred Hersch e Bill Frisell
Lançamento: Nonesuch
Quanto: R$ 20, em média
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