São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILOSOFIA

Francês é destaque em evento na Candido Mendes

Jean Baudrillard abre Agenda do Milênio com seminário no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O filósofo Jean Baudrillard, os historiadores Maurice Agulhon e Robert Darnton, o geógrafo Edward Soja, da Universidade da Califórnia, e o sociólogo Andrew Pickering, da Universidade de Lancaster, são algumas das estrelas internacionais das ciências humanas que farão exposições em dois seminários realizados esta semana no Rio.
Com uma conferência sobre "A violência do virtual", Baudrillard abrirá, hoje, o oitavo seminário da série Agenda do Milênio, realizado anualmente pela Universidade Candido Mendes, com o apoio da Unesco (Organização da ONU para a Educação e a Cultura).
Sob o tema "Realidade/Simulacro/Artificial, Ontologias da Pós-Modernidade", o encontro pretende discutir as interseções dos mundos virtual e concreto, numa época em que, segundo seus idealizadores, "a informação instantânea em tempo real, os computadores, a internet e o dinheiro de plástico interferem decididamente no dia-a-dia dos humanos".
Além do filósofo francês, o seminário, que vai até quarta, terá a participação dos ingleses Michael Dillon e Andrew Pickering e do escritor americano William Pietz, dirigente do Partido Verde em Los Angeles e assessor do candidato alternativo à Presidência dos Estados Unidos Ralph Nader.
Amanhã, o francês Maurice Agulhon, especialista na formação da República francesa, abre no Centro Cultural Banco do Brasil o encontro sobre "A Belle Époque e a Modernidade", que vai traçar paralelos entre as histórias do Rio e de Paris a partir do século 19, quando as duas cidades passaram por reformas urbanas.
O seminário do CCBB se estenderá até o dia 4 de julho, com exposições todas as terças e quintas.



Texto Anterior: Justiça mantém a venda numerada
Próximo Texto: Cannes: "24 Hour Party People" revive cena de Manchester
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.