São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Querida, Nós Encolhemos
SBT, 14h30.
 
(Honey, We Shrunk Ourselves). EUA, 1996, 74 min. Direção: Dean Cundley. Com Rick Moranis, Eve Gordon. Depois de encolher e esticar crianças, o cientista Moranis faz ele e a mulher encolherem. A idéia, que não é assim tão grande, também vai encolhendo. Feito para a televisão.

Atração Explosiva
SBT, 22h30.
 
(Fair Game). EUA, 1995. Direção: Andrew Sipes. Com William Baldwin, Cindy Crawford. O filme, feito para o estrelato de Cindy Crawford, mais é um belo enterro de carreira. A começar pela história idiota da advogada perseguida por uma gangue de ex-agentes da KGB e protegida pelo tira Baldwin.

Um Plano Simples
Record, 22h30.
   
(A Simple Plan). EUA, 1998, 121 min. Direção: Sam Raimi. Com Billy Bob Thornton, Bridget Fonda. Dois irmãos encontram uma maleta com US$ 4 milhões. Para despistar as autoridades, voltam ao local do crime a fim de devolver uma pequena parte do dinheiro, o bastante para desviar a atenção da polícia. É então que por acaso matam uma pessoa, e o caldo entorna. Raimi, habitualmente cineasta de horror, aqui investe no policial. A conferir.

Bem-Vindo a Sarajevo
SBT, 2h.
   
(Welcome to Sarajevo). EUA/Inglaterra, 1997, 101 min. Direção: Michael Winterbottom. Com Stephen Dillane, Woody Harrelson. Jornalistas (um inglês e um americano) e suas atitudes diante da guerra civil na Iugoslávia e seus horrores, em filme que mistura ficção e documentário e foi bem recebido nos Estados Unidos.

Intercine
Globo, 1h50.

Os candidatos são "A Namorada do Soldado" (1998, de Thomas Michael Donnelly, com Kiefer Sutherland, Georgina Cates) e "Um Dia em Nova York" (1996, de Greg Mottola, com Hope Davis, Pat McNamara).

O Corpo
Globo, 3h50.
   
Brasil, 1991, 80 min. Direção: José Antonio Garcia. Com Antonio Fagundes, Marieta Severo, Claudia Jimenez. Estranho filme sobre um estranho sedutor (Fagundes) que estabelece um lar feliz em companhia de duas mulheres (Severo e Jimenez) que se adoram e só se incomodam de dividi-lo com alguma outra mulher. A pequena história (um conto de Clarice Lispector) é bem adaptada à produção modesta e chega a um resultado agradável, embora seja por vezes difícil sintonizar os personagens e suas motivações. Um mérito do filme é carregar o espectador nesse trajeto estranho sem que ele se incomode.

A Pele do Desejo
SBT, 3h50.
 
(Salz auf Unserrrer Haut). Alemanha, Canadá, França, 1992, 111 min. Direção: Andrew Birkin. Com Greta Scacchi, Vincent D'Onofrio. O longo, não raro problemático e sempre olvidável, romance entre uma francesa intelectual e um pescador escocês. Só para São Paulo. (IA)

As aventuras de "Julia"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Cada vez gosto mais de "Julia" (Telecine Emotion, 19h55), com suas duas histórias. A de uma mulher que procura se afirmar como dramaturga, à sombra do marido famoso (e já inativo: parece "Nasce uma Estrela"). E a de uma profunda amizade feminina.
E há, como decorrência, essa dupla aventura vivida por Lilian: uma como escritora, e a outra no interior da Alemanha nazista, como uma espécie de espiã.
Por fim, existe Julia. De início, uma imagem de força (intelectual, mas também física) quase insuperável, que depois reencontramos em condições espantosas. O diretor Fred Zinnemann conduz com brilho essa história.
Hoje também, na TV5, "O Espelho", de Andrei Tarkovski (às 21h25), talvez em versão francesa. Ainda assim.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vou aplicar na poupança da Paes!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.