São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Pearl Jam sacode os últimos ossos do grunge

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Deve ser solitário ali, onde está o Pearl Jam. O grupo, que estourou junto com o estouro que parecia infinito das bandas de Seattle no início dos anos 90, hoje é o único que sobreviveu -ou que restou- ao furacão grunge.
O especial que a DirecTV apresenta hoje, "Live at Madison Square Garden", mostra (para o bem e para o mal) para nós, moradores do Brasil, que até hoje não vimos um show do Pearl Jam, uma apresentação do quinteto no gigante ginásio nova-iorquino em 8 de julho de 2003.
Para o bem porque as quase duas horas de fita dão uma bela sintetizada no que o Pearl Jam de Eddie Vedder foi até aqui.
O Pearl Jam é uma banda que já lançou sete álbuns de estúdio. O primeiro deles, "Ten", de 1991, vendeu mais de 11 milhões de cópias. Mais: "Vs." (93): seis milhões; "Vitalogy" (94): cinco milhões -e isso somente nos Estados Unidos. Os outros, "No Code" (96), "Yield" (98), "Binaural" (2000) e "Riot Act" (2002), venderam "apenas" um milhão.
Para ter idéia do fanatismo gerado pela banda, "Vitalogy" foi lançado apenas em vinil, uma semana antes do lançamento oficial, e tornou-se o primeiro disco no formato a ganhar um lugar na parada da Billboard (55ª posição) desde o advento do CD. Ou seja: Pearl Jam é banda que importava.
Mas o especial que será exibido hoje traz um outro lado: o Pearl Jam é banda de shows irregulares.
A apresentação que vai ao ar foi gravada em 8 de julho e tem no repertório canções relevantes como "Betterman", "Even Flow" e "Do the Evolution", mas tem também um monte de outras menos inspiradas. No dia seguinte, o grupo faria outro show no Madison Square Garden. Os dois saíram em CD. A diferença é tão gritante quanto um urro grunge.
Mas não é todo dia que temos Pearl Jam no Brasil, e mesmo um show instável é bom para lembrarmos que essa é, ainda, uma banda que importa para o rock.


PEARL JAM LIVE AT MADISON SQUARE GARDEN. Quando: hoje e amanhã, durante todo o dia, no canal 605 da DirecTV.


Texto Anterior: Jazz: Morre, aos 76, o baterista Elvin Jones
Próximo Texto: Contardo Calligaris: De onde vem o autoritarismo?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.