São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAZZ

Morre, aos 76, o baterista Elvin Jones

DA REDAÇÃO

Morreu anteontem nos Estados Unidos, em razão de um ataque cardíaco, Elvin Jones, considerado um dos maiores bateristas da história do jazz. Ele tinha 76 anos.
Jones fez parte das bandas de grandes lendas do gênero como Duke Ellington, Charlie Parker e Miles Davis, mas é associado principalmente ao John Coltrane Quartet, com o qual gravou o clássico álbum "My Favorite Things" (1960).
Nascido na cidade de Pontiac, Michigan, o baterista veio de uma família de músicos, da qual se destacavam seus irmãos Hank e Tad Jones, e começou a despontar na cena jazz de Detroit do final da década de 40. Seu estilo inovador foi considerado um dos principais pilares do sucesso do saxofonista John Coltrane na primeira metade dos anos 60.
Há algumas semanas, Elvin Jones se apresentou utilizando uma máscara de oxigênio, devido a problemas de insuficiência respiratória que vinha enfrentando.


Texto Anterior: Mundo gourmet: Pinus oferece uma cozinha simples e bem pensada
Próximo Texto: Música: Pearl Jam sacode os últimos ossos do grunge
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.