UOL


São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"TOP HITS ANOS 80"

Também em DVD, coletânea vai do brega ao relevante

Disco materializa o cheiro dos anos 80 na cultura pop

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Materializando esse cheiro de anos 80 que impregna o pop atual no revival e na influência, a gravadora Universal solta no mercado brasileiro o rico CD duplo "Top Hits Anos 80", que, para completar o pacote saudosista, vem com DVD.
Tão dupla quanto a edição deste "Top Hits" é a importância do lançamento, que bota em CD sucessos radiofônicos dos últimos anos da era do vinil e relembra no DVD marcantes videoclipes da época pré-MTV Brasil.
A lista dos top hits sugeridos aqui está longe de ser completa e claramente abrange artistas sob a custódia do catálogo da Universal e de seus braços menores. Mas não deixa de ser significativa no que tem de relevante, de brega e de engraçado.
O CD abre com a pegajosa "The Heat Is On", canção "alto astral" de 1984 do artista Glenn Frey, que nos anos 70 havia atuado à frente do megagrupo meloso Eagles. A música é um último suspiro da alegre new wave americana, do tempo que cool era assistir ao seriado "Miami Vice", e falava que a ferveção andava à solta nas ruas, dentro da cabeça das pessoas, em cada batida. Típico da época.
Na sequência vêm dois expressivos hinos gays ingleses, "Relax" (Frankie Goes to Hollywood) e "Tainted Love" (Soft Cell), esta última sucesso radiofônico em rádio brasileira até hoje.
Este "Top Hits" segue até a faixa número 28 misturando coisas díspares como a bossa nova britânica do Style Council, o romantismo fuleiro de Lionel Ritchie, a singeleza de "Luka", de Susanne Vega, e a fofice do Tears for Fears, canções que marcaram a vida de quem tinha um ouvido no rádio cerca de 20 anos atrás e um olho em atrações impagáveis como o "Realce" e o "Clip Trip", programas de vídeos da TV Gazeta de uma era que não tinha programas de vídeos, o primeiro apresentado por Mister Sam e, depois, por Beto Rivera e o boneco Capivara.
Atire o primeiro cubo mágico quem nunca viu mil vezes, nos 80, o clipe "animal planet" de "It's My Life", canção dos neo-românticos ingleses Talk Talk.
"Top Hits Anos 80" traz também, na porção só áudio, a imaculada "Boys Don't Cry", do grupo inglês The Cure, que atualmente foi resgatado às manchetes pop por inspirar uma série de bandas do atuante novo rock. DVD quanto o CD carregam a emblemática "Video Kills the Radio Star", de um tal duo britânico Buggles.
A música, além de trazer à discussão o advento do videocassete como novo instrumento da cultura pop, entrou para a história nos anos 80 por ser o primeiro videoclipe a ser mostrado pela MTV americana, logo após um diretor da emissora musical aparecer nas telas e dizer seis pequenas palavras: "Ladies and Gentlemen, rock and roll".


Top Hits Anos 80
    
Artista: vários
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 50, em média



Texto Anterior: Ruído: Novos e antigos se enfrentam em festival
Próximo Texto: Nick Cave monta o teatro da normalidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.