São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico Buarque e Gilberto Gil participam de homenagem

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em uma entrevista ou manifestação artística, muitas vezes o erro é mais valioso que o acerto. A quebra do programado e o inesperado revelam mais do que qualquer planejamento. Fernando Faro sabe disso, e é assim que sempre trabalhou: buscando a vida pelas entrelinhas da arte. Em seus programas, a busca é sempre pela espontaneidade, por aquele momento em que o ensaio vai por água abaixo e a criatividade serve à improvisação.
No especial "Faro 80", gravado anteontem para ser exibido amanhã, aniversário do jornalista e produtor, na TV Cultura, às 20h, não faltaram momentos espontâneos. Artistas como Paulinho da Viola, Velha Guarda da Portela, Toquinho, Rolando Boldrin, Vanessa da Mata e Davi Moraes cantaram em homenagem a Faro e lembraram histórias. Chico Buarque e Gilberto Gil mandaram vídeos de congratulações. Inezita Barroso e Jair Rodrigues marcaram presença. Vídeos e fotos históricas foram mostradas.
Tudo muito importante, em um lugar como o Brasil -com tanta história e tão pouca afeição à memória cultural- e para uma pessoa como Faro -tão fundamental no registro de tantas pessoas, músicas, histórias e detalhes, e sempre tão atento às novidades, com um conhecimento que abrange tempo e espaço muito grandes, como definiu Chico Buarque.
Só é pena que seus principais ensinamentos, de espontaneidade, naturalidade e leveza, não tenham sido bem assimilados por seus pares. Em tudo que o programa ganha pelas intenções, perde pela realização, com roteiro simplista e falta de charme de uma apresentadora como Cuca Lazzarotto. A maior homenagem ainda é tirar os DVDs do "Ensaio" da estante e assisti-los, e torcer para mais lançamentos no formato. (RE)


Texto Anterior: "O entrevistador é um ruído", diz Faro
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.