São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Show marca 90 anos de Elizeth Cardoso

Além da apresentação, instituto prepara catalogação de acervo da cantora, que será aberto ao público em 2011

Aniversário dela teria sido na sexta; coleção inclui registros sonoros inéditos, como primeiro show no Canecão


LUIZ FERNANDO VIANNA
DO RIO

O show que o Instituto Moreira Salles realiza hoje, no Rio, para marcar os 90 anos de Elizeth Cardoso -completados na sexta-feira- é uma fresta para uma relação que se tornará pública em 2011.
A instituição adquiriu o acervo de Elizeth (1920-1990) em 2003 e concluirá até o ano que vem a catalogação dos cerca de 360 "suportes sonoros" (fitas, LPs, CDs...), 1.400 fotografias e 450 documentos (manuscritos, agendas, livros, cartas etc.). A consulta será possível pela internet.
Hoje, Áurea Martins, uma das intérpretes preferidas de Elizeth, cantará um repertório escolhido pelo biógrafo da cantora, Sérgio Cabral, que apresentará o show.
Ao lado do violonista Bilinho Teixeira, Áurea mostrará "Meiga Presença", "Canção de Amor", "Janelas Abertas", "Barracão" e outras. Tais músicas foram eternizadas pela "mãe de todas as cantoras do Brasil", como definiu Chico Buarque no encarte do último disco de Elizeth, "Todo o Sentimento", que ela não viu lançado devido ao câncer no estômago.
"Apelo" fecha o show, como Elizeth costumava fazer. Um dos registros mais importantes do acervo, inédito, é o primeiro show dela no Canecão, em 1971, que termina com essa canção enquanto o coro interpreta Bach.
Após o arranjo do maestro Lindolfo Gaya, Elizeth agradece. "Obrigado até a você, Ary Valdez, meu marido", alusão sarcástica e doída a alguém que morrera dez anos antes e de quem ela estava separada havia três décadas. Depois, ela canta um trecho de "Apesar de você".
A mulher de muitos amores se queixava no fim da vida a Herminio Bello de Carvalho: "Não tenho nem quem me mande à merda". Na coleção de fitas cassetes há ensaios, como um com Baden Powell, e duetos informais, caso de um encontro com Rosita Gonzales.


ELIZETH 90 ANOS
COM Áurea Martins e Bilinho Teixeira
QUANDO hoje, às 19h30
ONDE Instituto Moreira Salles (av. Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio, 0/xx/21/3284-7400)
QUANTO grátis (distribuição de senhas uma hora antes)


JOSÉ SIMÃO
O colunista está em férias




Texto Anterior: Crítica/Tragédia: Retraduzida, "Medeia" é mais cruel e poética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.