São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2005

Próximo Texto | Índice

TV PAGA

MÚSICA

Série revisita João Donato e investiga o samba-jazz

DA REPORTAGEM LOCAL

Os breaks do acordeom de João Donato, ou os "soquinhos", como bem define Ruy Guerra, apareceram já em 1953, na gravação de "Eu Quero um Samba", ou seja, antes da inconfundível batida do violão de João Gilberto.
São por esses meandros que passeia "A Bossa e o Jazz", quinto episódio da série "7 x Bossa Nova", exibida pela DirecTV. Depois de Johnny Alf, Roberto Menescal, Marcos Valle e Carlos Lyra, o homenageado da vez é João Donato.
Tido por Tom Jobim como professor, o compositor, acordeonista e pianista relembra fatos da carreira e comenta a bossa: "Jobim e Gilberto conseguiram dar uma forma nesse negócio que chamam de bossa nova. Se for atrás do meu jeito, não tem nada a ver".
Intercaladas aos depoimentos de Wilson das Neves e Laércio de Freitas, entre outros, Donato interpreta "Bananeira", "Samba de Orfeu", "Muito à Vontade" , "A Rã" e "Eu Quero um Samba" -as duas últimas com Joyce.
O episódio relembra ainda a importância de bares e boates cariocas, como o Beco da Garrafa, um dos celeiros de músicos, e do "boom" de grandes instrumentistas: Moacyr Santos, Paulo Moura, Mario Telles, Sérgio Mendes...
O ápice de trios como o Tamba Trio, endossado pelo baixista Bebeto Castilho, vem à tona no episódio com uma imagem de arquivo na qual interpretam a contagiante canção "Samba da Minha Terra", de Dorival Caymmi.
E por falar em samba, há que se falar no samba-jazz, tão bem retratado num diálogo entre Tom Jobim e o saxofonista americano Gerry Mulligan sobre o tempo forte do compasso e o frasear, e na definição de Laércio de Freitas: "A bossa é filha do samba... com o jazz".
(JANAINA FIDALGO)


7 x Bossa Nova - A Bossa e o Jazz
Quando: hoje, a partir das 12h, no canal 605 da DirecTV


TV ABERTA

"Gaijin" acompanha a imigração japonesa em SP

Loucademia de Polícia 2 - Primeira Missão
SBT, 14h15.


(Police Academy 2 - Their First Assignment). EUA, 1985, 88 min. Direção: Jerry Paris. Com Steve Guttenberg. Os jovens cadetes de polícia, após árduo treinamento, são designados para sua primeira missão. O primeiro filme da série já não era grande coisa e, ainda assim, melhor que este.

Superstar - Despenca uma Estrela
SBT, 16h.


(Superstar). EUA, 1999, 92 min. Direção: Bruce McCulloch. Com Molly Shannon. Mary Catherine é uma estudante católica de quem os rapazes fogem. Mas ela quer ser beijada por um certo rapaz e trata, para isso, de disputar um concurso em sua escola.

O Resgate de Jessica Lynch
Record, 22h.


(Saving Jessica Lynch). EUA, 2003, 94 min. Direção: Peter Markle. Com Nicholas Guilak. A moça do título é capturada por iraquianos quando estava levando suprimentos para as tropas norte-americanas naquele país. Markle dirigiu episódios de séries como "ER" e "CSI", o que não o abstém de ter rodado este telefilme com tema tão hediondo quanto bushista.

Gaijin - Caminhos da Liberdade
Globo, 23h.


Brasil, 1980, 112 min. Direção: Tizuka Yamasaki. Com Kyoko Tsukamoto, José Dumont, Antônio Fagundes. No começo do séc. 20, imigrantes japoneses chegam a São Paulo em busca de vida melhor. Mas a coisa não será sopa. Quando lançado, há 25 anos, uma revelação de diretora. Considerando a obra posterior da diretora, talvez tenha sido só um equívoco. Em todo caso, a rever.

Jennifer 8 - A Próxima Vítima
SBT, 23h30.


(Jennifer Eight). EUA, 1992, 127 min. Direção: Bruce Robinson. Com Andy Garcia, Uma Thurman, Kathy Baker. Tira temperamental acaba exilado numa cidade no norte da Califórnia depois de criar atrito com uns tantos superiores. Lá, ele terá de resolver caso envolvendo um assassino serial de mulheres cegas. Filme que não merece tanto ser visto.

Intriga Sexual
Bandeirantes,2h.


(Deadly Charades). EUA, 1996, 92 min. Direção: Delley Cauthen. Com Leslie Kay Sterling. Mistura de pornô onanista e suspense no qual namorados travam vários jogos amorosos. Ninguém na equipe é de nome conhecido neste gênero.

A Arena da Morte
SBT, 2h.


(The Arena). Rússia/EUA, 2001, 92 min. Direção: Timur Bekmambetov. Com Karen McDougal. Em Império Romano (que mais parece uma alucinação metida a séria do que nossa célebre pornochanchada fazia), escravas vigorosas digladiam-se em arenas, sob olhar faminto de imperador, governador etc. Com este filme, parece que o fim da Guerra Fria trouxe coisa pior que uma guerra nuclear.

Que Garota! Que Noite!
Globo, 3h05.


(Mistery Date). EUA, 1991, 93 min. Direção: Jonathan Wacks. Com Ethan Hawke. Garoto tímido marca encontro com a garota de seus sonhos. Mas ele não esperava que uma série de acasos colocasse dois cadáveres no seu porta-malas e a polícia e ladrões, no seu pé.

Os Gritos do Silêncio
SBT, 3h45.


(The Killing Fields). Inglaterra, 1994, 141 min. Direção: Roland Joffé. Com Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich. Denúncia dos campos de concentração no Camboja durante os anos de poder do Khmer Vermelho. A música apelativa é só um dado deste filme que mofou um bocado com o tempo, graças à assinatura de Roland Joffé. Somente para São Paulo. (PAULO SANTOS LIMA)


Próximo Texto: Astrologia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.