São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série traz HQs criadas por cineastas

Os dois primeiros volumes são de John Woo, de "Missão Impossível 2", e Shekhar Kapur, de "Elizabeth"

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é de hoje que histórias em quadrinhos e cinemas interagem e personagens pulam de uma mídia para a outra, como Batman, Homem-Aranha e Superman. Agora, a mão se inverte e cineastas estão levando suas idéias para as HQs.
Esse é o mote de "Versão do Diretor", série da editora Virgin Comics, que estréia no Brasil com os títulos "7 Irmãos" e "Mulher-Serpente".
Os dois diretores que dão o pontapé inicial no projeto são o chinês John Woo (de "Missão Impossível 2" e "A Outra Face") e o indiano Shekhar Kapur ("Elizabeth"). O objetivo não é adaptar filmes para HQs, mas criar histórias especialmente para esta mídia.
Para a criação, Woo e Kapur contaram com ajuda de artistas do meio. Assim, o roteirista Garth Ennis e o ilustrador Jeevan Kang trabalharam sobre o conceito de Woo para "7 Irmãos", assim como Zeb Wells (texto) e Michael Gaydos (arte) deram forma final ao conceito de Kapur para "Mulher-Serpente". Em ambas as histórias, lançadas aqui como minisséries em duas edições, há aventura e fantasia, além de mistérios que têm origem na Ásia de séculos atrás.
A criação de Woo, "7 Irmãos", começa com as grandes navegações realizadas pela China no século 15. Naquela época, havia um feiticeiro chamado Filho do Inferno. Ele foi contido, mas não definitivamente, e ressurge no século 21. O algoz do Filho do Inferno não está mais vivo, mas ele teve filhos em todos os continentes e seus descendentes são reunidos para terminar o trabalho que ele começou.
Já "Mulher-Serpente" traz a história de uma bela garçonete que passa a ser perseguida por um culto oriental que quer assassiná-la. O motivo dessa caçada humana remonta a outras encarnações e envolve a fábula indiana do combate entre a serpente e o mangusto (espécie de pequeno mamífero).
Curiosidade: foi lançada há três semanas, nos Estados Unidos, outra HQ que tem ligação com o cinema: "Voodoo Child", minissérie em seis partes criada por Nicolas Cage e seu filho Weston, de 16 anos.
A interação entre cinema e histórias em quadrinhos é antiga e forte. Não estranhe, então, se "7 Irmãos", "Mulher-Serpente" ou "Voodoo Child" forem adaptadas para o cinema em um futuro próximo.


7 IRMÃOS
Autores:
John Woo, Garth Ennis e Jeevan Kang
Editora: Panini
Quanto: R$ 5,50 (48 páginas)

MULHER-SERPENTE
Autores:
Shekhar Kapur, Zeb Wells e Michael Gaydos
Editora: Panini
Quanto: R$ 5,50 (48 páginas)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Briga de família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.