São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães fazem performance na Bienal

Autores misturam poesia e música na cabine Textbox, o "menor meio de comunicação de massa do mundo"

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O estande da Feira de Frankfurt na 20ª Bienal do Livro de SP tem sido palco de performances dos autores alemães convidados para o evento. Trata-se da Textbox, cabine à prova de som, onde os escritores lêem trechos de suas obras e o público pode tanto ouvi-los, com fones, como apenas acompanhar a tradução dos textos, em duas telas.
Apelidado de "menor meio de comunicação de massa do mundo", o Textbox é uma invenção de Bas Böttcher, 34, nome conhecido da cena alemã de "slam poetry" ou ainda "spoken word" -uma declamação de poesia sobre base musical, habitualmente associada a apresentações de rap.
Hoje à tarde, a Textbox recebe dois convidados: às 15h, o alemão com ascendência búlgara Ilija Trojanow faz uma leitura de passagens de seu romance "O Colecionador de Mundos", que a Companhia das Letras lança em 2009. Às 16h, é a vez do suíço Perikles Monioudis, que lê trechos de seu livro "Land" (terra), inédito no Brasil. Haverá tradução.
Amanhã, às 14h, Böttcher volta a se apresentar na cabine, ao lado do também "slam poet" e rapper Dalibor Markovic, 33.

Semana alemã
As performances na Textbox fazem parte das atividades literárias organizadas pelo Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3296-7000) dentro e fora da Bienal.
O próprio instituto está abrigando, até sexta-feira, a Semana de Literatura Alemã. Hoje, às 19h, o brasileiro Fernando Bonassi debate com os escritores Ilija Trojanow e Antje Rávic Strubel o tema "Em Busca de um Norte". Amanhã, no mesmo horário, Böttcher e Markovic se apresentam e falam sobre a "slam poetry" alemã.
Na sexta, também às 19h, a escritora alemã Julia Franck lança "A Mulher do Meio-Dia", num bate-papo com Milton Hatoum e o escritor Robert Menasse. A entrada é gratuita.


20ª BIENAL DO LIVRO DE SP
Quando: até domingo, das 10h às 22h
Onde: no pavilhão de exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209, tel. 0/xx/11/2226-0400)
Quanto: R$ 10 (estudante e idosos de 60 a 64 anos: R$ 5; menores de 12 anos, pessoas acima de 65 anos e deficientes físicos não pagam ingresso)




Texto Anterior: Lançamento na Bienal terá debate
Próximo Texto: Wim Wenders diz que Glauber lhe revelou o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.