São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2010

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Chanel vive

Filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky" estreia hoje e reafirma atualidade e importância do legado de moda da estilista francesa

Apesar de se passar nos anos 20, o filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky" estreia hoje nos cinemas brasileiros com um figurino absolutamente atual -ao menos no que diz respeito ao guarda-roupa feminino.
A produção, dirigida pelo holandês Jan Kounen, chega às telas num momento em que o revival do estilo criado por Gabrielle "Coco" Chanel, personagem central do longa, ocupa até mesmo as vitrines de lojas populares.
Uma das macrotendências da estação, tanto no Brasil quanto na Europa, são as peças masculinas adaptadas ao guarda-roupa feminino.
Terninhos, cardigãs e pantalonas passaram ao domínio das moças graças às criações da francesa, que tirava inspiração de uniformes militares e esportivos e de trajes de operários e camponeses.
Outro hit da estação são as bolsas de alças, do tipo feito para carregar no ombro. O modelo, criado por Chanel em 1929, foi recriado das mais diversas formas por grandes grifes como Gucci, Dior e Louis Vuitton e também está nas novas coleções de redes de fast fashion como Zara, Renner e C&A.
Mais especificamente, a famosa "it bag" Chanel 2.55 é um dos itens mais copiados do momento. Com efeito matelassê (tipo "acolchoado") e alças de corrente, o modelo virou uniforme das patricinhas e já é campeão de vendas no comércio de réplicas do Brás e da 25 de Março.
Consideradas um dos fundamentos de estilo mais fortes de Chanel, as pérolas também voltaram à cena. Nas propostas de designers brasileiras como Patricia Centurion e Francesca Romana Diana, aparecem misturadas com pedras preciosas e correntes metalizadas.
Não se trata de um revival específico da marca Chanel, mas de um verdadeiro legado de design de moda. Ultrapassando as paredes das lojas de luxo, Coco Chanel volta a conquistar as ruas.


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