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ANÁLISE
Futura, 5, concilia educação e diversão
NEWTON CANNITO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Em cinco anos, a serem completados no próximo domingo, o Canal Futura ajudou a redefinir os debates sobre a relação entre televisão e educação no país.
Com o mote de educar para a cidadania, ele trabalha com vários
tipos de formatos.
Os programas comuns de educação à distância continuam desempenhando um papel na universalização do ensino. Já programas como o "Cine-Conhecimento" e o "Sala de Notícias" exibem
filmes e reportagens comentados
por apresentadores.
O canal parece ter assimilado
que a TV é ótima para catalisar o
interesse dos alunos, mas não
substitui professor. A estratégia
de aproveitar formatos tradicionais de programação para gerar
conteúdos educativos deverá
crescer como tendência da TV,
com a interatividade abrindo espaço para que o espectador acesse
links de seu interesse -entre eles,
conteúdos educativos.
Na grade do Futura há ainda espaço para formatos mais inovadores, que procuram unir educação e diversão. O exemplo é "Um
Pé de quê?", com Regina Casé, no
qual a atriz transmite o conteúdo
interdisciplinar de história e biologia estudando árvores.
O programa põe de lado o tom
professoral e dramatiza o aprendizado, mostrando o deslumbramento da atriz enquanto descobre o mundo natural. Reproduz-se o prazer pelo conhecimento, algo além da escola e do pragmatismo do vestibular.
O Futura, em seus cinco anos,
superou a falsa dicotomia entre
entretenimento e educação. Percebeu que não há mal nenhum
em divertir o público e procura
respeitar as especificidades da linguagem televisiva.
A TV não educa apenas por
meio de programas didáticos; em
alguns casos, pode e deve se contrapor aos valores da educação
formal. O canal educativo não
existe para substituir a escola, mas
paralelamente ao conjunto do sistema educacional.
Newton Cannito é diretor do Instituto de Estudos de Televisão
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