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Masp é destaque da Coleção Folha
Museu paulistano, fundado em 1947 e um dos cartões-postais de SP, é foco de publicação que sai no domingo que vem
Instituição é famosa por acervo de obras de artistas franceses, como Degas, além de tesouros de vários momentos da arte italiana
DA REPORTAGEM LOCAL
Na semana que vem, a Coleção Folha Grandes Museus do
Mundo fala de uma instituição
brasileira. O Masp é o tema do
volume 8, que chega às bancas
no próximo domingo.
Detentor da principal coleção de arte do Hemisfério Sul, o
Museu de Arte de São Paulo
tem uma importante e consistente representação francesa,
incluindo a série completa dos
bronzes de Degas, que pode ser
vista em apenas dois outros
museus do mundo: o D'Orsay,
em Paris (volume 7 da Coleção
Folha), e o Metropolitan, em
Nova York (volume 6).
A coleção italiana é o segundo segmento de maior importância, abrangendo desde as
manifestações artísticas da
Idade Média até o modernismo. Mas estão representadas
também outras regiões europeias, e a arte brasileira se faz
presente com artistas de todas
as tendências estéticas, abrangendo acadêmicos, realistas,
românticos, modernos e contemporâneos.
Esse patrimônio foi constituído no pós-guerra. O principal período de aquisições de
obras do Masp se deu entre os
anos de 1946 e 1960, durante as
viagens à Europa e aos EUA das
figuras-chave na criação do
museu: Assis Chateaubriand e
Pietro Maria Bardi.
Com sua trajetória narrada
no livro "Chatô - O Rei do Brasil", de Fernando Morais, o paraibano Francisco de Assis
Chateaubriand Bandeira de
Melo (1892-1968) foi jornalista,
advogado, membro da Academia Brasileira de Letras e dono
dos Diários Associados, um império midiático que incluía 34
jornais, 36 emissoras de rádio,
18 TVs, uma agência de notícias
e uma editora, responsável pela
publicação da revista "O Cruzeiro", a mais lida do país entre
1930 e 1960.
Cartão-postal
Em 1946, ele conheceu o italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999), que viera ao Brasil,
acompanhado de sua mulher, a
arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), para apresentar a "Exposição da Pintura Italiana Antiga", no Palácio Capanema, então sede do Ministério de Educação e Saúde, no Rio.
Em 2 de outubro do ano seguinte, o museu foi inaugurado,
na sede dos Diários Associados,
na rua Sete de Abril, no centro
de São Paulo. Com a progressiva ampliação do acervo, o local
se revelou pequeno.
O prédio do Masp como conhecemos foi inaugurado em 7
de novembro de 1968, na avenida Paulista. Logo a nova sede se
transformou em um dos cartões-postais de São Paulo, muito em razão do projeto ousado
de Lina Bo Bardi.
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