São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
Júlio César Pompeo e Bernardo Issler, anteontem, em SP


SILENCIOSO PROVEITO
Está guardada a sete chaves no PT a defesa que Delúbio Soares apresentou em seu processo de expulsão. O ex-tesoureiro é duro com o partido. Diz que será expulso como "única forma possível de purgar culpas coletivas" e que não inventou o caixa 2 petista. Pelo contrário. Apenas arrumou solução para que despesas "não contabilizadas" de outros apresentadas a ele fossem saldadas. Diz ainda que os que o acusam de gestão temerária estão "querendo esquecer que a gestão nunca foi somente minha. Ao contrário, meus atos se deram para resolver problemas criados por decisões da direção do partido".

ANTIGA E HABITUAL
Delúbio diz que seu trabalho de captação de recursos "beneficiou a todos, que dele fizeram bom e silencioso proveito". "Nunca é demais lembrar que, à exceção de MS, Maranhão, Acre e Piauí, todos os Estados receberam recursos não contabilizados", informa ele na defesa. Diz ainda que "nunca" houve, no PT, campanha feita só com recursos contabilizados (à exceção da campanha de Lula) e que o caixa 2 é "prática antiga e habitual no partido, pela qual jamais se viu uma punição".

DEDOS EM RISTE
Nomes? "Tranqüilizem-se os que foram beneficiados pelo meu trabalho, pois seus nomes não brotarão de minha boca, ainda que o meu não saia das deles", escreve Delúbio. Faz isso mesmo acusando o PT de ter se "transformado numa floresta de dedos em riste, duros como pedra, apontados por companheiros contra companheiros, e muitos deles contra mim".

TRIBUNAL DA HISTÓRIA
Em alguns trechos da defesa, o ex-tesoureiro deixa transbordar suas mágoas: "Alguns de nossos comandantes pensam que é possível fazer a glória futura recusando a Cruz Vermelha para os combatentes caídos em luta." Com os que já o pré-julgaram, afirma, "só me cabe aguardar o reencontro no Tribunal da História". Procurado pela coluna, Delúbio não quis falar sobre o assunto.

CURVA DE LULA
A MCI-Ipespe conclui ontem pesquisa telefônica sobre o referendo. O "não" continua na frente, com 52% contra 43%.
 

A curiosidade: o "sim" ganha com folga entre os que acham o governo Lula "ótimo ou bom": 51% contra 46% do não; perde feio entre os que consideram Lula "péssimo" (33% contra 64%) e empata entre os que acham o governo petista "regular": 46% contra 48% do não.

PANTERA
O carioca Fabrizio Moretti, da banda The Strokes, avisou aos amigos: sua noiva, a atriz Drew Barrymore, virá ao Brasil neste fim de semana.

COM TELA
A produtora Videofilmes, de Walter Salles, tem em mãos 40 horas de imagens da marcha do Movimento dos Sem Terra, que saiu de Goiânia rumo a Brasília, em maio. O material vai originar um documentário.

R.S.V.P.
Lianinha de Moraes, sobrinha-neta de Antônio Ermírio de Moraes, e o administrador de empresas Guilherme Almeida Prado contrataram cem músicos para tocar na cerimônia de casamento de ambos no dia 29, na Catedral da Sé, em SP. Para a festa foi um alugado um terreno, onde está sendo construído um pavilhão, ao lado da casa dos pais dela. Os mil convidados dançarão ao som da diva de house music Barbara Tucker.

QUEBRA-CABEÇA
A Globo está fechando a escalação da novela "Sinhá Moça", a próxima das seis. Juca de Oliveira e Oscar Magrini estão acertando participação. Entre os já confirmados, Reginaldo Faria, Humberto Martins, Patrícia Pillar, Vanessa Giácomo e Carolina Dieckmann, a mais cotada para protagonizar a trama.

VOLTA AO PASSADO
Ex-estudante de arquitetura, Chico Buarque voltou anteontem ao antigo prédio da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) na rua Maranhão, em SP, para falar sobre a transição da vida estudantil para a profissional no 11º e último programa da série dirigida por Roberto de Oliveira. Na gravação, Buarque lembrou que foi naquele prédio que surgiram algumas de suas composições mais conhecidas como "Olê Olá" e "Pedro Pedreiro".

PERDAS E DANOS
A recente temporada de Glória Coelho em Paris não foi das mais felizes. A estilista foi roubada no hotel Lotti, de três estrelas, onde estava hospedada com o marido e o filho. Coelho foi se servir para o café da manhã e quando voltou à mesa sua bolsa Hermès tinha sumido com passaporte, cartões de crédito e mil euros (cerca de R$ 2.700). Coelho contratou advogado e ficou três dias a mais na capital francesa para poder obter documentação provisória e, assim, retornar ao Brasil.

GRINALDA
A notícia é da imprensa norte-americana: Angelina Jolie e Brad Pitt estão noivos. Os dois negam.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM JOÃO LUIZ VIEIRA E DANIEL BERGAMASCO


CURTO-CIRCUITO

A psicanalista Leila Lagonegro abre hoje, às 21h, a exposição de pinturas "Alusões", na galeria Bric a Brac.
A grife Santuispiritu, do Itaim, promove hoje o lançamento de sua coleção de verão, com desfile às 16h30.
A estilista Adriana Barra também apresenta hoje sua coleção de verão, com inspiração em referências étnicas.
O consultor José Diney lança hoje o livro "Bem-Estar Criativo para o Sucesso", na Saraiva do shopping Eldorado.
Há sete anos no ar, o programa "The Vibe", da rádio Transamérica, lança seu primeiro CD nesta semana.
O livro "Conar 25 anos - Ética na Prática", de Ari Schneider, tem lançamento hoje, às 20h, na ESPM.


Texto Anterior: Lanterninha
Próximo Texto: Artes plásticas: Galeria de SP explora releituras de Amilcar de Castro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.