São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

Renato Borghi atua em peça de Nelson Rodrigues pela 1ª vez

Ator faz o homossexual enrustido Aprígio em 'O Beijo no Asfalto', em cartaz no Teatro de Arena

Próximos trabalhos de Borghi incluem papéis em 'Os Sete Gatinhos' e na adaptação do romance 'O Casamento'

Lenise Pinheiro/Folhapress
O ator Renato Borghi como aprígio, em cena de 'o beijo no asfalto', de Nelson Rodrigues

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Foram precisos 53 anos de carreira para Renato Borghi, 72, aventurar-se em cena pelas paixões e desejos de Nelson Rodrigues (1912-1980).
O ator vive o homossexual enrustido Aprígio de "O Beijo no Asfalto", peça dirigida por Marco Antônio Braz que marca o início de uma ocupação dedicada a Nelson, no Teatro de Arena (veja quadro), antecipando seu centenário.
Em dezembro, ele protagoniza "Os Sete Gatinhos", do mesmo diretor, e, no ano que vem, "O Casamento", romance homônimo do autor adaptado e dirigido por Johana Albuquerque (Bendita Trupe).
O ator também está em cena em "Que Rei Sou Eu?", musical criado por Elias Andreato a partir de Oswald Andrade, especialmente para o ator. "Borghi é uma referência do teatro brasileiro", justifica Andreato.
O ator parece ter se preparado a vida toda para viver as criações de Nelson Rodrigues: sua galeria de personagens é povoada por tipos irreverentes, como o Abelardo de "O Rei da Vela", de Oswald.
A primeira lembrança que Borghi tem de Nelson vem da infância: ele recorda o frisson causado pela estreia de "Vestido de Noiva" no fim de 1943. "Foi uma revolução", define.
"Nelson é um profundo conhecedor da alma humana. Leva à cena sua vivência do subúrbio carioca e as neuroses das famílias reprimidas." Em 2010, ao lado de Elcio Nogueira Seixas, seu parceiro na companhia Teatro Promíscuo, cruzou a América Latina apresentando (sem encenação) a dramaturgia de Nelson Rodrigues.
Também idealizou a publicação das obras teatrais completas do autor em edição bilíngue espanhol/português. O trabalho deve ser lançado em 2012.

O BEIJO NO ASFALTO
QUANDO sex. e sáb., às 21h; dom., às 19h; até 27/11
ONDE Teatro de Arena Eugênio Kusnet (rua Teodoro Baima, 94; tel. 0/xx/11/3256-9463)
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

QUE REI SOU EU?
QUANDO quarta, às 21h; até 30/11
ONDE Teatro Eva Herz (avenida Paulista, 2.073; tel. 0/xx/11/3170-4059)
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Programação: Tortelier rege Ravel e Stravinski
Próximo Texto: Rubricas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.