São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Peça de Nicky Silver mistura humor 'stand up' com drama convencional

LUIZ FERNANDO RAMOS
CRÍTICO DA FOLHA

Comédia "stand up" em pele de drama inovador. "Os Altruístas", do americano Nicky Silver, reúne uma coleção de piadas politicamente incorretas distribuídas por uma obra convencional.
É inegável o talento desse dramaturgo, que posa de rebelde na cena nova-iorquina mesmo repetindo a melhor tradição do teatro comercial, para criar estruturas dramáticas precisas, como mecanismos de efeitos previsíveis.
No caso, exibe virtuosismo ao propor três aparentes planos distintos que no fim se encaixam perfeitamente. No começo, uma atriz de telenovelas (Mariana Ximenes) monologa diante de um corpo estático antes de lhe dar três tiros; um assistente social gay se deleita com um prostituto; e uma lésbica trai sua companheira com um garanhão.
Aos poucos, ficará claro que o gay é irmão da atriz, que matou a mulher da lésbica sem saber que esta a traía com seu amante. A encenação de Guilherme Weber tem o mérito de reforçar essa sobreposição de histórias, mantendo os cinco atores permanentemente em cena. A cenógrafa Daniela Thomas demarca os locais das três situações dramáticas com mesas/camas neutras e as cerca com paredes de lousa negra, com inscrições de giz ilustrativas das ações.
Há uma opção por apontar uma bissexualidade generalizada, nos sapatos coloridos e de saltos altos partilhados pelos personagens. A tentativa não colabora especialmente com a trama em curso.
Parecem deslocadas ainda as evocações de Bertolt Brecht, seja em canções gravadas, seja numa citação final.
O elenco é desigual. Kiko Mascarenhas, como o irmão gay, mesmo se excedendo na caricatura, se destaca. Ximenes se esforça na construção de sua personagem, mas sem brilho. No geral, a direção encaminha os intérpretes a repetições de falas e gestos.
Levar ao absurdo as lutas de ativistas pelos direitos dos homens e dos animais não chega a ser ideia nova. Nicky Silver parte daí para um exercício tradicional e cumulativo de tiradas cômicas, típico dos shows de "stand up".
Nem os intermezzos coreográficos disfarçam isso, e quem gosta do gênero se diverte. A outros poderá parecer uma investida conservadora com ares de novidade.

OS ALTRUÍSTAS
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 19h; até 18/12
ONDE Teatro Augusta (r. Augusta, 943; tel. 0/xx/11/3151-4141)
QUANTO R$ 70 (sex.) e R$ 80 (sáb. e dom.)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Foco: Artista carioca cria peça encenada na rua em Nova York
Próximo Texto: Grupo Os Satyros discute modernidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.