São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Argentino filma andanças por Buenos Aires analógica

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

"O que é um tempo?", pergunta o personagem Boris (Esteban Bigliardi) à namorada, que pede uma separação para refletir sobre a relação.
Como ela não consegue responder à questão objetivamente, ele sai de casa sentindo sua vida em suspenso. "Um Mundo Misterioso", de Rodrigo Moreno, acompanha Boris em suas andanças por Buenos Aires. É verão, faz muito calor, o que contribui para a sensação de sufoco e vertigem que ele sente.
Boris caminha sem rumo, hospeda-se num hotel vagabundo, fuça em livrarias para encontrar um best-seller que o ajude a matar o tempo, vai a uma festa de estranhos, compra um carro fabricado na Romênia nos anos 1970 e sobe num transporte coletivo, onde segue uma mulher.
"Tanto o carro velho como o hotel em que se hospeda ou o ônibus que toma transmitem essa ideia de recuperar uma cidade mais analógica, menos conectada, menos ligada nos horários de trabalho, em que seguir uma pessoa atraente não soe estranho", diz Moreno, 39.
O diretor já havia explorado o tema da espera em "O Guardião" (2006), em que retratava o cotidiano do guarda-costas de um ministro. "Há uma semelhança no sentido em que ambos os protagonistas estão à margem de algo, em uma cidade que funciona e que tem vida independente da ação deles."
Premiado em Berlim, "O Guardião" abriu portas para Moreno, que foi convidado a fazer cinema mais comercial, mas não aceitou. "Prefiro a liberdade, o experimentalismo, mesmo que não seja bem compreendido." Ele prepara "Reimon", sobre uma empregada que trabalha num escritório onde se envolve com um vigia.

UM MUNDO MISTERIOSO
DIREÇÃO Rodrigo Moreno
PRODUÇÃO Argentina/Alemanha, 2011
QUANDO amanhã, às 20h20, no Cine Livraria Cultura; dias 22, às 19h10, no Unibanco Arteplex; 1º, às 19h50, no Reserva Cultural; e 2, às 18h, no Unibanco Arteplex
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Texto Anterior: Filha de Gavras busca humor na 3ª idade
Próximo Texto: Livro da Coleção Folha traz obras de arquiteto francês
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.