São Paulo, Sábado, 20 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Festival vai de 1º a 11 de dezembro

Havana faz tributo a Hector Babenco

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas



Uma retrospectiva completa do cineasta brasileiro Hector Babenco será uma das atrações do revitalizado 21º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, Cuba, entre 1º e 11 de dezembro próximo. O evento será aberto com a projeção fora de concurso de "Orfeu", de Carlos Diegues.
Sete longas brasileiros foram selecionados para a disputa entre os filmes de ficção. São "Ação Entre Amigos", de Beto Brant, "Amores", de Domingos de Oliveira, "A Primeira Noite", de Daniela Thomas e Walter Salles, "Milagre em Juazeiro", de Wolney Oliveira, "Por Trás do Pano", de Luiz Villaça, "Traição", de Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca e "Um Copo de Cólera", de Aluizio Abrances.
"Através da Janela", de Tata Amaral, pré-selecionado, não teve sua finalização terminada a tempo e será mesmo lançado apenas em janeiro de 2000, dentro do Festival de Roterdã, Holanda.
Apenas o cinema argentino, com 13 títulos, supera a produção brasileira na disputa. A combalida cinematografia cubana recupera-se parcialmente da crise que chegou a tirá-la da disputa, apresentando dois filmes: "Las Profecias de Amanda", de Pastor Vega, e "Un Paraíso Bajo Las Estrellas", de Gerardo Chijona.
Dois documentários brasileiros participam da disputa do gênero: "Fé", de Ricardo Dias, em cartaz na cidade, e "Nós que aqui Estamos por Vós Esperamos", de Marcelo Masagão. O crítico, escritor e realizador brasileiro Jean-Claude Bernardet fará parte do júri para documentários, filmes de animação e cartazes de cinema.


Texto Anterior: Artes plásticas: Cildo Meireles mostra trabalhos em Nova York
Próximo Texto: Música: João Carlos Martins está em "Conversas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.