São Paulo, sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro Cacilda Becker é reaberto após 19 meses

Inauguração marca série de reformas nas salas da Prefeitura de SP

Cinco teatros do município estarão fechados no primeiro semestre de 2010, mas rede crescerá com a abertura de novos palcos


LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Fechado há um ano e sete meses para reformas, o teatro Cacilda Becker, um dos dez da rede mantida pela Prefeitura de São Paulo, reabre hoje.
A reinauguração do espaço na Lapa (região oeste) marca o início de uma série de obras nas salas administradas pelo município. O "mutirão" deixará inativos, por pelo menos parte do primeiro semestre de 2010, cinco palcos: Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Décio de Almeida Prado, Flávio Império e Martins Penna.
Três deles estão em áreas carentes de salas de espetáculos (leste e norte). Ou seja: por alguns meses, a oferta cultural ficará ainda mais reduzida ali.
"Isso é fruto de uma dificuldade de planejamento da própria prefeitura. O orçamento pedido nem sempre está disponível na hora em que a gente precisa", justifica o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, que pondera:
"Mas também é lamentável manter os teatros muito precários. Quando estão assim, a frequência cai, o espetáculo apresentado não pode ser de primeira linha, porque os artistas não se interessam".
Segundo o secretário, o projeto de expansão da rede inclui a construção de teatros na Vila Prudente (leste) e na Freguesia do Ó (norte), possivelmente já a partir de 2010.
Inaugurado em 1988, o teatro Cacilda Becker fechou as portas em abril de 2008, quatro anos depois de um curto-circuito na mesa de luz causar um princípio de incêndio. Uma peça deveria começar logo depois.
A reforma, orçada em R$ 4,5 milhões, incluiu a criação de anexo para ensaios e de área de convivência, além da remodelação do palco e do sistema de luz. Para abrir os trabalhos, a peça "ApontoTchekhov" é encenada de hoje a domingo. O teatro fica na rua Tito, 295, tel. 0/xx/11/3864-4513. Até dezembro, a programação prevê shows e espetáculos de dança (veja em www.cultura.prefeitura.sp.gov.br).


Texto Anterior: Crítica / "Strindbergman": Peça funde violência silenciosa de obras de Strindberg e Bergman
Próximo Texto: Cinema: Novos Baianos curam ressaca de "Lula"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.