São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dinamarquês inaugura nova fase de festival

DE SÃO PAULO

A presença de Olafur Eliasson em São Paulo vai representar a transformação do conceito do evento que o recebe: o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil.
Criado em 1983, o Videobrasil foi uma das mais importantes vitrines para a produção em vídeo, não só no Brasil, mas também no cenário internacional.
Até a edição passada, em 2007, só obras nesse suporte podiam participar da mostra competitiva Panoramas do Sul, sua sessão central, apesar de ele já abordar outras áreas, como cinema e performance. Agora, passa a aceitar quaisquer manifestações e experiências artísticas, com inscrições abertas até 30 de março de 2011, no site www.videobrasil.org.br.
Segundo Solange Farkas, diretora do Videobrasil, a presença de Eliasson não foi casual: "Ele trabalha com questões trazidas pela ciência, pelo cinema, pela imagem em movimento, mas de uma forma que já não comporta qualquer limitação por gênero ou linguagem, e que se impõe como experiência sensorial radical, acessível aos públicos mais diversos."
Curiosamente, o Sesc, principal parceiro e patrocinador do festival, também já tinha se aproximado de Eliasson.
"Nós estávamos em contato com ele, mas, com o Videobrasil, a magnitude do projeto cresceu ainda mais", conta Danilo dos Santos Miranda, diretor do Sesc, que acompanhou o artista em sua visita por São Paulo.
"Ele ficou muito impressionado com o Sesc Belenzinho, mesmo sem ter visto sua inauguração, que teve 15 mil visitantes", diz o diretor.
Artista com projetos caros, como as Cascatas de Nova York, Eliasson terá, segundo Mirando, que se adequar à realidade brasileira.
"Nosso orçamento anual total com o Videobrasil é de cerca de R$ 3 milhões, o que inclui da manutenção do grupo à mostra competitiva. Nós não podemos passar muito disso, ou então teremos que buscar mais parceiros", conta Miranda.(FC)


Texto Anterior: Artista quer fazer obra nas ruas de SP
Próximo Texto: Raio-X: Olafur Eliasson
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.