São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA AÇÃO

Equívoco artístico justifica fracasso de crítica e bilheteria


A DIREÇÃO ANÊMICA DE HENCKEL E ATUAÇÕES NO PILOTO AUTOMÁTICO NÃO CONTRIBUEM PARA O RESULTADO FINAl

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Na cerimônia do Globo de Ouro, "O Turista" foi o alvo preferencial das piadas do apresentador Ricky Gervais.
"Parece que todos os filmes foram 3D, menos os personagens de "O Turista". Estou sendo injusto, pois não vi o filme. Mas quem viu?" Com a estreia de "O Turista", fica evidente que as ironias não eram gratuitas. Não é só um fracasso na bilheteria americana, como também um equívoco artístico.
Refilmagem do francês "Anthony Zimmer - A Caçada" (2005), "O Turista" parece ter uma pretensão maior que a do mero remake, algo como um descendente de "Ladrão de Casaca" (1955), de Alfred Hitchcock. Ou seja, uma mistura de suspense, romance e comédia, estrelada por símbolos do glamour hollywoodiano (Angelina Jolie e Johnny Depp), rodada em um cenário de sonho. Num trem para Veneza, um homem (Depp) é abordado por uma mulher misteriosa (Jolie). Ela quer que mafiosos e policiais pensem que ele é Anthony Zimmer, que fugiu com milhões de libras e fez plástica para não ser reconhecido. Apaixonado, ele entra no jogo.
Trata-se daquele tipo de filme em que o espectador e personagens são manipulados ao mesmo tempo para seguir pistas falsas. No entanto, o desenrolar da trama consegue ser ao mesmo tempo implausível e previsível.
A direção anêmica do alemão Florian Henckel Von Donnersmarck, que não acerta em nenhum dos gêneros que experimenta, e as atuações no piloto automático de Jolie e Depp não contribuem para o resultado final.
Ao contrário, esses três nomes ajudam a explicar a reversão de expectativas. Desse encontro, era natural esperar muito mais.

O TURISTA

DIREÇÃO Florian Henckel von Donnersmarck
PRODUÇÃO EUA/França, 2010 COM Johnny Depp, Angelina Jolie e Paul Bettany
ONDE nos cines Bristol, Espaço Unibanco Pompeia, Frei Caneca e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica/Animação: "Brasil Animado", primeiro 3D nacional, é comercial malfeito
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.