São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHO

>> No dia 25 de novembro de 1807 pela meia-noite, se lhe intimou por ordem, que fosse falar a El-Rei, às Casas, em que o patriarca se paramentava na Ajuda. Sem se demorar um só instante partiu acompanhado do portador da ordem (...). Achava-se reunido o Conselho; e tendo sido introduzido neste congresso, ali escutou o visconde do Rio Seco, com respeitosa submissão, as ordens que Sua Majestade de viva vez lhe intimava, relativas aos arranjamentos do seu embarque, que se havia de executar impreterivelmente na tarde de 27.
Nunca o visconde do Rio Seco teve as jóias das pessoas reais em seu poder, nem tampouco diamantes em bruto, ou lapidados. Quando El-Rei saiu de Lisboa para o Rio de Janeiro, os cofres das preciosidades que trouxe vieram na mesma nau em que S. Majestade veio, trazendo ele mesmo todas as chaves.


Extraído da "Exposição Analítica e Justificativa da Conduta e Vida Pública do visconde do Rio Seco" publicado em 1821 por Joaquim José de Azevedo



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Visconde do Rio Seco ficou conhecido pela corrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.