São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta quer fim de reserva

da Reportagem Local

Uma proposta de emenda à Constituição brasileira, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, propõe o fim da reserva de mercado na TV brasileira.
De autoria do deputado federal Aloysio Nunes (PSDB-SP), a proposta de emenda autoriza a propriedade de empresa jornalística ou de radiodifusão a empresas com sede no Brasil e que cuja titularidade de pelo menos 70% do capital total e votante pertença nominalmente a brasileiros.
Ou seja, a proposta de emenda permite a participação de estrangeiros em até 30% do capital de empresas de TV. Atualmente, a Constituição veta totalmente o capital internacional em empresas de radiodifusão e jornalísticas.
A proposta de emenda, segundo a assessoria do deputado Nunes Ferreira, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça.
Caso a emenda venha a ser aprovada, grupos internacionais podem vir a ser sócios de emissoras brasileiras com as quais mantenham parcerias.
Além do SBT e da CNT, que tem parceria com o grupo de TV mexicano Televisa, a Bandeirantes também se prepara para um acordo internacional.
A emissora paulista deve firmar até abril uma joint venture com a Columbia TriStar International Television, subsidiária norte-americana da Sony Pictures.
A joint venture deve produzir, a partir deste ano, duas sitcoms (comédias de costume) e dois telefilmes, anualmente. (DC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.