São Paulo, sexta, 21 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarteto Livre toca seu ``jazz brasileiro''

CARLOS CALADO
especial para a Folha

Música popular brasileira temperada com a liberdade e o improviso do jazz. Essa é a receita do Quarteto Livre -grupo instrumental que lança seu primeiro CD, hoje, no auditório do Masp.
Juntos há apenas dois anos, Mozar Terra (piano), Tutty Moreno (bateria), Teco Cardoso (sopros) e Sizão Machado (baixo) formam um time de craques, reunido inicialmente para os shows de lançamento do álbum ``Revendo Amigos'', de Joyce, em 95.
``Descobrimos que tínhamos uma afinidade musical muito grande. Gostamos do mesmo tipo de música'', diz Tutty Moreno -baiano radicado no Rio, que desde os anos 70 tem deixado sua marca em trabalhos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros.
O mesmo vale para os paulistas Teco Cardoso e Sizão Machado, que já acompanharam Edu Lobo e Dori Caymmi, ou Elis Regina e Djavan, respectivamente.
Já o mineiro Mozar Terra uniu-se ao grupo depois de passar 15 anos tocando na Europa, onde desenvolveu seu lado jazzístico.
Segundo Tutty Moreno, os frequentes shows do grupo no bar Sanja, em São Paulo, durante o ano de 95, foram fundamentais para que a música do Quarteto Livre se desenvolvesse.
``O Sanja foi o nosso laboratório. Ali o nosso trabalho amadureceu'', diz o baterista, que define a música do grupo como ``jazz brasileiro''. ``Tocamos música brasileira com muita improvisação e liberdade de criação'', explica.
O repertório do show desta noite, no Masp, vai ser fornecido pelo CD ``Prá Que Mentir?'' (selo Lumiar), com produção do violonista e editor Almir Chediak.
Além da faixa-título (uma recriação emocionante do clássico de Vadico e Noel Rosa), o quarteto vai exibir criativas versões de ``Mistérios'' (Maurício Maestro e Joyce) e ``Se Você Disser Que Sim'' -parceria de Vinicius de Moraes com o brilhante Moacir Santos.
A ligação do grupo com o samba e a bossa nova também fica estampada em faixas como ``Sue Ann'' (de Tom Jobim) e ``Aos Pés da Cruz'' (Marino Pinto e José Gonçalves), mas não falta espaço para outros ritmos brasileiros. É o caso do choro ``Só, Como Uma Aranha'' e do ``Frevo do Exílio'', temas assinados pelo pianista e talentoso compositor Mozar Terra.


Show: Quarteto Livre
Onde: Masp (av. Paulista, 1578, tel. 011/251-5644, Cerqueira César)
Quando: hoje, às 20h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e músicos com carteira)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã