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"UNIVERSOS SENSÍVEIS"
Exposição em SP evidencia transformação das moradias da elite brasileira no século 20
Somadas, coleções Klabin se fortalecem
FELIPE CHAIMOVICH
CRÍTICO DA FOLHA
Qual a diferença entre casa e
palácio? "Universos Sensíveis - As Coleções de Eva e Ema
Klabin" leva à Pinacoteca a decoração de duas grandes residências, recentemente abertas ao público através de fundações.
Eva Klabin (1903-1991) e sua irmã Ema Klabin (1907-1994) participaram de uma transformação
das moradias da elite paulistana e
carioca após a Segunda Guerra.
Desde os anos 40, dedicaram-se a
reunir um acervo representativo
de períodos históricos e movimentos artísticos consagrados.
A importância então conferida
ao barroco no Brasil imprimiu-se
no conjunto. Sob tal aspecto, a
composição rebuscada dos acervos exibidos testemunha nacionalismo estético, pois se alinhava
à política estatal de tombamento
de bens coloniais e formação de
museus dedicados a essa época.
O século 18 iniciou a internacionalização do barroco francês. Palácios e palacetes passaram a imitar Versalhes, de Istambul a São
Petersburgo, de Petrópolis a Washington. Sans Souci, na Alemanha, fora um dos casos de cópia
arquitetônico-decorativa e cedo
impressionou as irmãs, durante
viagens à Europa. A casa de Ema
Klabin, na rua Portugal, repete as
linhas desse prédio prussiano.
Residências barrocas dispõem
de coleções precisas: pintura, escultura e mobiliário europeus, antigüidades egípcias e greco-latinas, biblioteca, objetos de mesa e
etnologia. Também possuem salas temáticas, como a chinesa, em
que Eva Klabin transformou seu
jardim de inverno, na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.
Entretanto, a curadoria torna o
bricabraque original em classificação museológica. Os núcleos
ordenam-se por proveniência das
obras, como o "Contraponto
Oriental", ou assunto, como "Maternidade". A exceção é a parede
em frente à entrada, que preserva
a mescla de um par de anjos elegantemente torcidos com a sopeira de prata inglesa e uma escultura de dama do século 16.
Somadas, as coleções apresentam pontos altos. "Ariadne" (séc.
18), de Greuze, e o "Estudo para
Retrato de Lady Caroline" (séc.
18), de Reynolds, são óleos exemplares. O cânone clássico prefigura-se no relevo egípcio com a deusa leoa Sekhmet (séc. 10 a.C.). O
oriente distante aparece nas aves
míticas de Java (séc. 13).
A seção brasiliana, iniciada em
1954, traz o livro de Barléu sobre o
Nordeste holandês (Amsterdã,
1647) e um "Rio de Janeiro"
(1923), de Tarsila do Amaral.
A mostra evidencia o aspecto
aristocrático na gênese dos museus atuais.
Universos Sensíveis
Onde: Pinacoteca (pça. da Luz, 2, Bom
Retiro, SP, tel. 0/xx/11/229-9844)
Quando: de ter. a dom., das 10h às
17h30; até 2/5
Quanto: R$ 4 (grátis aos sábados)
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