São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRINGE

Seção paralela volta a ser representativa e mapeia tendências

SERGIO SALVIA COELHO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

A boa notícia do Festival de Teatro de Curitiba deste ano é que o Fringe voltou a ser representativo. Os grupos de teatro experimental se organizaram em curadorias e eclipsaram de vez os caça-níqueis oportunistas. Assim, o festival se habilita a um mapeamento de tendências e permite ver os mesmos atores desenvolverem trabalhos diferentes.
"Metamorphosis", que Edson Bueno adaptou de Kafka e dirige, é um bom representante da estética bueniana. Mantendo grande fidelidade ao texto, opta por endossar o seu humor grotesco até os limites da caricatura.
A caricatura é um desafio difícil para os atores. Não pode ser feita pela metade, sob pena de parecer amadorismo, mas as marcas, por mais antinaturais, têm que ser interiorizadas, o que conseguem Chico Nogueira, no papel do pai, e Adriana Seiffert, como a tímida irmã. Elder Gattely, como o protagonista Gregor, e Pagu Leal, como a mãe histriônica, no entanto, talvez por terem personagens com maior responsabilidade de contar a história, exageram no tom.
Isso, no entanto, é uma opção de direção, dado que os mesmos atores dão mostras de grande sutileza em "Cosmogonia", com texto e direção de Rodolfo García Vásquez. O ponto de partida agora é o hermético tratado de Hesíodo sobre os deuses gregos.
Um cientista agoniza: para presenciar em tempo real seus últimos 40 minutos, o público é convidado a vestir touca e avental e adentrar na branca UTI de suas últimas alucinações.
Gattely, no papel do agonizante, ainda guarda uma hipersensibilidade de tom, mas o patético é contido pelo potente contraponto de Pagu Leal. Encarnando ora a dura moira, que fixa a hora da morte, ora a musa de bela voz, que dá sentido ao sofrimento, Leal denota uma compreensão profunda do que diz, com serena emoção e beleza de movimentos.


Cosmogonia
   
Texto e Direção: Rodolfo García Vásquez
Com: Elder Gattely, Pagu Leal
Quando: seg., qua., qui. e sex.: 19h; ter.: 21h; sáb.: 20h e 22h. Até 26/3
Onde: Espaço dos Satyros (r. Desembargador Westphalen, 1.364,
Curitiba. Inf.: 0/xx/41/323-3339)
Quanto: R$ 14

Metamorphosis
  
Texto: Franz Kafka
Adaptação e Direção: Edson Bueno
Com: Elder Gattely, Chico Nogueira, Adriana Seiffert, Pagu Leal e outros
Quando: seg. e qui., 21h; qua., 15h; sex., 0h. Até 25/3
Onde: teatro Edson Bueno (pça. Tiradentes, 106, galeria Pinheiro Lima, Curitiba. Inf.: 0/xx/41/3015-8705)
Quanto: R$ 14


Texto Anterior: 14º Festival de Curitiba - Mostra oficial: Memória e música regem narrativa de "Coda"
Próximo Texto: Especial: Chico caminha e lembra exílio em Roma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.