São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PATRIMÔNIO

Prefeitura do Rio tomba obras de Pixinguinha
Desde ontem as músicas, as partituras, os documentos e até as fotografias de Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, estão tombados pela Prefeitura do Rio. O decreto do prefeito Cesar Maia (PFL), que anuncia o tombamento, foi publicado ontem pelo "Diário Oficial" da município. De acordo com o decreto, tudo o que é relacionado ao músico passa a fazer parte do patrimônio cultural carioca.
Hoje, será comemorado o 108ª aniversário de Pixinguinha, que morreu de infarto em 1973, aos 75 anos. Em cerimônia na sala Baden Powell (Copacabana, zona sul), será lançado amanhã um catálogo sobre o artista.
Além do tombamento, a prefeitura pretende reunir todo o acervo do músico guardado pela família em um mesmo local, ainda não definido.
O acervo familiar foi pesquisado em 2004 e agora está detalhado no catálogo. Além das partituras e de um relação de composições -clássicos como "Carinhoso", "Rosa" e "Mundo Melhor" e inéditas-, o acervo reúne documentos como certidões e até seu atestado de óbito.


Texto Anterior: Cinema: "Do Luto à Luta" se consagra no Cine-PE
Próximo Texto: Cinema 1: "O Outro Lado da Rua" é premiado em Paris
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.