São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefs contam alguns de seus truques

ESPECIAL PARA A FOLHA

George-san, chef-proprietário do restaurante Kosushi, revela que saquê é um grande aliado na sua cozinha. Utiliza em boa parte dos molhos de pratos quentes. Outro uso freqüente é para flambar carnes em geral.
Fiquei imaginando se não poderia criar um efeito interessante usando, por exemplo, o saquê em vez do vinho para preparar um risoto de camarão com cebolinha. Vou testar.
Júnior Belém, do recém-inaugurado Deloonix (que oferece pratos da nova raw food -tipo de cozinha naturalista em que os alimentos não podem ser aquecidos acima de 42 C), aposta nos azeites aromatizados. Tem na cozinha vários vidros e, entre os seus favoritos, está o azeite com ramos de alecrim e dentes de alho. Alguns preparos destacados: salteado de legumes, que passam pela frigideira apenas com o azeite e sal; e o robalo com perfume de sálvia e ninho de palmito.
Alex Atala, o consagrado chef do D.O.M., conta que já foi "salvo", várias vezes, pelas anchovas enlatadas. Exemplifica: "Para fazer um molho de tomate diferente, bata no liqüidificador uma lata de tomate pelado italiano, uma cebola crua e umas anchovas. Leve ao fogo por cinco minutos e sirva com macarrão". Sugere também uma salada fria de lentilhas com tomates e anchovas. E fala com água na boca só de pensar em um pedaço de pão com muita manteiga e uma anchova que explode de sabor. (RL)


Kosushi
Onde:
r. Viradouro, 139, Itaim, tel. 0/xx/ 11/3167-7272

Deloonix
Onde:
r. Bela Cintra, 1.709, Jardins, tel. 0/xx/11/3083-7970

D.O.M.
Onde:
r. Barão de Capanema, 549, Jardins, tel. 0/xx/11/3088-0761


Texto Anterior: Comida: Novos sabores para o dia-a-dia
Próximo Texto: Comida: Bellaluna mantém essência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.