São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

De Palma contraria Wolfe em adaptação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há filmes a que não se dá uma chance. "Fogueira das Vaidades" (HBO, 16h45) está neste caso. Se Brian de Palma manifestasse um maior apreço pelo livro em que se inspira o roteiro, talvez as coisas tivessem sido diferentes.
Mas não, ele fez este filme de 1990 contra o livro, fazendo do personagem interpretado por Tom Hanks, desde o início, um tolo que se acredita grande coisa e solapando assim a idéia original de Tom Wolfe (a queda de um poderoso).
Está certo: como lembram vozes autorizadas, De Palma se dá bem com gente mixaria, não com os maiorais de verdade. E todos, todos os que cruzam com Hanks no filme, de pregadores a juízes, são uns tipos de segunda categoria.
É claro, tudo isso torna o filme muito mais corrosivo do que se desejaria e mais apto a ser destroçado. Assim se faz com bons filmes malcomportados, como "Showgirls". Quando, porém, se preserva o bom tom, bons filmes podem ser bem recebidos, como "Thelma e Louise" (A&E, 18h30).


Texto Anterior: Cinema: Série tenta montar equação do sucesso
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.