São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

Série tenta montar equação do sucesso

DA REPORTAGEM LOCAL

Qual a receita para um filme de sucesso: orçamento generoso, elenco estelar, diretor de prestígio? Todas essas variáveis integram a equação-base da indústria cinematográfica americana, mas a série "Hollywood, Inc." -cujo primeiro episódio o GNT exibe hoje à noite- não titubeia em apontar o roteiro como a incógnita determinante de todo filme que aspire à adoração das massas. E o faz pelos depoimentos de gente como John Malkovich, Jon Voight, Pierce Brosnan e Ridley Scott.
Lá pelas tantas, Oliver "Platoon" Stone divaga sobre as razões do fracasso de "Nixon", malfadada biografia do presidente americano com elenco encabeçado por Anthony Hopkins. "Disseram que o cartaz era sombrio demais", lembra inicialmente, até atinar com melancolia para a inadequação da fita à fórmula comercial: "Não há sexo nem ação".
Um observador da indústria dá, em seguida, o golpe de misericórdia no idealismo experimental de Stone: "O diretor deve saber que não está fazendo o filme para si, mas para um público comercial. Se não pensar assim, melhor virar poeta". No entanto, antes de trocar de vez as lentes pelas letras, sr. Stone, atente para o aforismo que um anônimo lega à posteridade no início do episódio: "O fracasso é um risco na estrada para o sucesso". (LUCAS NEVES)

HOLLYWOOD, INC.
Quando:
hoje, às 21h
Onde: GNT


Texto Anterior: Projeto ensina cinema em pequenos municípios
Próximo Texto: Crítica: De Palma contraria Wolfe em adaptação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.