|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ENTREVISTA NORMAN FOSTER
Arquitetura espiritual
Prestes a iniciar seu primeiro projeto no Brasil , o arquiteto inglês Norman Foster constesta as críticas ideológicas feitas a ele e afirma que seu trabalho é norteado para satisfazer as pessoas
GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para falar com Norman
Foster, é educado colocar a
palavra "lorde" antes de pronunciar seu nome.
Além de arquiteto -com
portfólio cheio de aeroportos, bancos e edifícios governamentais-, ele é membro
da nobreza britânica, condecorado em 1997.
Em Londres, onde mantém um escritório com cerca
de mil funcionários e uma
vista invejável do rio Tâmisa,
tem obras espalhadas por todos os cantos.
São prédios que nunca
passam despercebidos, a
exemplo da sede para a Greater London Authority, na
margem sul do rio que corta a
capital inglesa.
O prédio, com forma de
uma esfera de eixo inclinado,
a fachada de aço e vidro esverdeada, entra em choque
com as "antiguidades" arquitetônicas de uma paisagem
essencialmente retilínea.
Nem todo mundo gostou,
e os não partidários lhe deram o apelido de "cebola".
Em entrevista exclusiva à
Folha, por e-mail, lorde Foster fala sobre essas particularidades, que lhe renderam
questionamentos inúmeros
de "colegas" que ele próprio
considera "mais tímidos".
Foi justamente rompendo
os limites de uma arquitetura comportada que seu trabalho ganhou reconhecimento e os prêmios Pritzker
e Príncipe das Astúrias.
Foster anunciou ainda o
projeto de um hotel em Paraty, no Rio, encomendado
pelo grupo hoteleiro Emiliano. Será o primeiro edifício
projetado por ele no Brasil.
Folha - O "New York Times"
publicou que seus projetos
para a sede do Hong Kong and
Shanghai Bank são "uma resposta capitalista para a arquitetura popular do Pompidou
de Paris". Arquitetura pode
representar ideologias hoje?
Norman Foster - Eu não
abraço nenhuma ideologia
específica, sempre rejeitei escolas e estilos padronizados.
Meu trabalho é em primeiro
lugar criado para pessoas e
suas necessidades, sejam
materiais ou espirituais. Pesquisa também é algo a que
dou valor.
Como foi a pesquisa de uma
casa para elefantes num zoológico dinamarquês?
A prioridade ali era criar
um ambiente estimulante
para os elefantes, recriar aspectos de seus habitats.
A tarefa inicial foi pesquisar o modelo de vida deles.
Na natureza, por exemplo,
elefantes às vezes se separam
de suas manadas. Então não
dava para colocá-los em um
espaço apenas.
O hotel Emiliano contratou
seu escritório para o projeto
de um hotel em Paraty. Você
pode adiantar algo?
É o nosso primeiro projeto
no Brasil. O desenho ainda
está sendo desenvolvido,
mas é um resort sustentável,
projetado para se relacionar
com a paisagem natural e tirar vantagem da vista que
contempla o lugar.
Texto Anterior: Programação TV Próximo Texto: "Precisamos regenerar áreas centrais" Índice
|