São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRÔNICA

Sónar 2002 chega à TV brasileira

CLAUDIA ASSEF
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem ficou na vontade de ir ao festival de música eletrônica Sónar, que aconteceu entre 13 e 15 de junho, em Barcelona, Espanha, vai ter um gostinho do que rolou no especial "Sónar 2002", que vai ao ar hoje, às 23h15, pelo canal pago Multishow.
O programa tem apresentação de João Marcello Bôscolli e foi bancado por uma parceria entre a gravadora Trama (da qual João Marcelo é presidente), o Multi-show e a confecção Sandpiper.
Em uma hora de programa, o apresentador mostra os muitos núcleos do festival, hoje tido como um dos pontos de encontro mais importantes para os amantes da música eletrônica. Em sua nona edição, o Sónar reuniu mais de 90 mil pessoas em três dias.
O ponto alto do especial são as entrevistas. Além de conversar com gente mais "óbvia", como organizadores do festival e DJs (como o seminal Jeff Mills), João Marcello passa boa parte do programa batendo papo com frequentadores do Sónar.
Um trecho de deixar qualquer um louco de inveja são as cenas que mostram as lojinhas instaladas na área do evento espanhol.
Talvez a única falha do programa seja a pequena quantidade de shows mostrados. Da programação, que tinha Pet Shop Boys, Slam, Ladytron, Funk D'Void e Carl Cox, há apenas trechos das apresentações de Arto Lindsay, Yo la Tengo e Jeff Mills, além de alguns nomes pouco conhecidos.
"É difícil escolher um momento auge. A programação do Sónar é tão diversificada que cada pessoa assiste a um festival diferente", diz a diretora do especial, Renata Amato. "Mas acho que o programa reflete as nossas preferências."
Pela diversidade e pelo tamanho do Sónar (foram 90 DJs, 80 shows, 65 filmes e 60 trabalhos de artes plásticas), a equação entre shows/eventos extra-musicais só poderia ser complicada.
A equipe de João Marcello não foi a única de brasileiros filmando o Sónar 2002. Com apoio do Itaú Cultural, Deniz Rodriguez realizou um documentário sobre o mesmo assunto. O filme será exibido em breve no programa "Amp", da MTV.



Texto Anterior: Incentivo Cultural: Saem indicados ao Prêmio Cultural Sergio Motta
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Sobre o direito de entrar e sair
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.