São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leonardo Wen/Folha Imagem
HIP HOP TEATRAL
Vencedora do Prêmio Femsa de melhor espetáculo jovem, a peça "Cindi Hip Hop", do Núcleo Bartolomeu (acima), reestreia amanhã no Centro Cultural São Paulo; da esquerda para a direita, Cláudia Schapira, Eugênio Lima, Roberta Estrela D'Alva e Luaa Gabanini

Leite derramado

Diretores, produtores e atores de SP vão estender o pires para José Serra (PSDB-SP). Eles preparam um abaixo-assinado por mais recursos em que dizem que o setor está à míngua. Um dos motivos seria um redutor de até 94% que o governo paulista está aplicando sobre patrocínios repassados aos projetos culturais que se beneficiam da isenção de ICMS prevista na lei de incentivo ao setor.

GRANDE ECONOMISTA
"Como grande economista que é, V.Ex.ª pode imaginar o impacto de tal redução na administração financeira de qualquer empreendimento, grande ou pequeno", diz o texto. O redutor passou a ser aplicado por causa da crise econômica. E quase todo o recurso de R$ 50 milhões previsto no orçamento para a isenção de ICMS voltada à cultura em SP já foi usado. O documento pede a Serra suplementação de R$ 30 milhões.

O PÚBLICO SUMIU
Os produtores dizem também que, com a gripe suína, a plateia encolheu. Nem mesmo atores consagrados como Antonio Fagundes, em cartaz em SP com a peça "Restos", estão conseguindo arrastar o público. No fim de semana, por exemplo, era possível comprar, em cima da hora, ingressos para grupos de 15 pessoas até nas cadeiras da frente do teatro Faap, onde Fagundes se apresenta.

PEGADAS
O governo federal vai lançar uma campanha estrelada por parentes de desaparecidos políticos da época da ditadura militar. Dirigidos pelos cineastas Cao Hamburguer, Helvécio Ratton e João Batista de Andrade, eles relatam suas dramáticas buscas pelo pai, o irmão, o filho desaparecido. E fazem um apelo para que pessoas que detenham documentos que possam esclarecer o que ocorreu com os familiares os entreguem ao Arquivo Nacional. O governo garante anonimato.

PEGADAS 2
Nos anúncios, que fazem parte do projeto "Memórias Reveladas", o escritor Marcelo Rubens Paiva fala de seu pai, Rubens Paiva, Elzita Santa Cruz de Oliveira fala do filho, Fernando Santa Cruz, e Diva Santana relata sua busca pela irmã, Dinaelza, e pelo cunhado, Vandick Santana, que desapareceram no Araguaia.

CARIMBO
A Prefeitura de SP vai ampliar em 15 dias o prazo de entrega de propostas para o projeto urbanístico de recuperação da Nova Luz, no centro da cidade, que agora será no dia 6 de outubro. Escritórios e entidades pediram a prorrogação devido à grande quantidade de exigências do edital. Quinze escritórios de arquitetura já manifestaram interesse na concorrência.

LÁ VEM A NOIVA
Para comemorar dez anos de união, Regina Casé e Estevão Ciavatta renovarão os votos em 1º de novembro -mesmo dia em que se casaram, em 1999.

 

A cerimônia será na igreja do Outeiro da Glória, no Rio.

CHUCHU REI
A chef Roberta Sudbrack, que cuidou das panelas do Palácio da Alvorada no governo Fernando Henrique Cardoso, publicou um "manifesto de apoio ao chuchu" no Gastronomix (http://bloggastronomix.blogspot.com), blog especializado em gastronomia. Lembrando que Carmen Miranda cantava que "na hora da comida, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu", a chef diz: "O que mais podemos querer que ele prove? Que tem textura? Tem! Que tem sabor? Mas é claro que tem. Que tem personalidade? Das fortes! Que tem apelo? Ora, pergunte à Carmem Miranda, meu caro!"

GUIA REAL
A infanta Elena de Borbón, filha do rei Juan Carlos, da Espanha, virá ao Brasil para a abertura da exposição do fotógrafo Walker Evans, no Masp. Ela vai guiar os convidados em visita monitorada no vernissage, no dia 30. Elena é diretora da fundação Mapfre, dona do acervo que será exposto em SP.

CONVIDADO ESPECIAL
Foi batido o martelo para o júri da mostra Première Brasil do Festival do Rio, de cinema, que começa na quinta-feira. O diretor argentino Fernando Solanas será o presidente. Entre os jurados estarão Julia Lemmertz e o produtor alemão Roman Paul, que produziu "Valsa com Bashir", animação que foi premiada com o Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro neste ano.

PRATO FEITO
O estilista Jum Nakao criará um "prato-luminária" para o leilão de pratos decorados do museu Lasar Segall, no dia 29.

CURTO-CIRCUITO
CRISTIANA LEMBO ("A Última Lágrima"), José de Oliveira Messina ("Pensamentos III") e Tarso Firace ("Mergulho na Alma") participam hoje, às 19h, de sessão de autógrafos na 15ª Feira do Livro do colégio Dante Alighieri.
O LIVRO "Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial" (ed. Contexto), de Demétrio Magnoli, será lançado amanhã, às 19h, na Livraria Cultura do shopping Villa-Lobos. O autor participa de debate, com Contardo Calligaris, José Roberto Militão e Bolívar Lamounier, mediado por Barbara Gancia. O evento tem apoio da rádio BandNews FM.
HEITOR FERRAZ MELLO lança amanhã, às 19h30, o livro "Um a Menos" (editora 7Letras), no bar Canto Madalena.
ACONTECE AMANHÃ o lançamento do livro "A Nova Lei do Mandado de Segurança", de Cassio S. Bueno, no Itaim.
JOSÉ GOLDEMBERG e Israel Klabin recebem hoje, às 19h, o título de cidadão paulistano. Paulo Nogueira e Volf Steinbaum serão homenageados com a medalha Anchieta.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e FLÁVIA MARTIN


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: De Brazil para o mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.