São Paulo, Quinta-feira, 21 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo é usado como suporte

free-lance para a Folha


Amilcar Packer monta um cenário em sua casa, prepara a iluminação e começa sua performance: mostra e esconde o corpo, subverte o uso tradicional das roupas, gesticula. Tudo sendo registrado em vídeo.
O tempo todo seu raciocínio é fotográfico porque, do registro da performance, ele vai pinçar alguns momentos para fotografar. Packer expõe as fotos tiradas da televisão, que resultam pictóricas, efeito obtido por meio da saturação de luz durante o processo.
O colorido das fotografias ao mesmo tempo seduz e repele, o que intriga tanto quanto o processo como foi feita: haveria mais alguém presente, o que ele fez depois? Packer não pensa em exibir os vídeos, mostrando todo o processo, porque considera cada foto um registro de todo o processo.
A proposta do artista é, através da roupa, discutir o corpo, abarcando questões de identidade, sexualidade, angústia da vida. "A roupa tornou-se uma camada cultural em cima do homem. Procuro potencializar símbolos e significados, por meio da ironia e da gestualidade", afirma.
As fotografias de Packer estão no núcleo que discute a problemática do corpo e da identidade, formado em torno de obra sem título de Nazareth Pacheco. O vestido feito de delicadas miçangas de cristal e giletes discute, com contundência, padrões de beleza e cobranças sociais.
Também estão nesse segmento do Panorama trabalhos de Edouard Fraipont, Daniela Goulart, Marcela Hara e Michel Groisman, que faz performances impressionantes, criando dificuldades de locomoção através de amarras pelo corpo. (JMo)


Exposição: Panorama 99 Onde: Museu de Arte Moderna (pq. Ibirapuera, tel. 0/xx/11/549-9688) Quando: abertura p/ convidados hoje, às 19h. Ter. a sex.: 12h às 18h; qui.: até 22h; sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 19/12 Quanto: R$ 5 e R$ 2,50. Grátis ter. e qui. Patrocínio: Deutsche Bank


Texto Anterior: Escultura ganha nova sintaxe
Próximo Texto: Desenhos têm fronteira sutil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.