São Paulo, Quinta-feira, 21 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O VENTO NOS LEVARÁ"
Kiarostami resgata o otimismo

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

"O Vento Nos Levará", vencedor do Grande Prêmio do Júri de Veneza 99, talvez seja o mais otimista dos filmes do iraniano Abbas Kiarostami. É tão elíptico quanto "O Gosto da Cereja" (1997), mas sua estrutura parece mais sólida.
O protagonista é, claro, um homem e seu carro. O enredo, como sempre, é o de uma espera. Mais uma vez, a morte tem papel central. Como nunca, a vida, aqui e agora, é celebrada.
Behzad chega com sua equipe de Teerã ao distante vilarejo de Siah Dareh, no Curdistão iraniano. O garoto Farzàd ensina-lhe o último trecho do caminho. Aos poucos, Kiarostami vai soltando pistas sobre a missão deles: fazer uma reportagem sobre rara cerimônia fúnebre, na qual mulheres cortam o rosto em sinal de luto.
A trupe aguarda enquanto uma anciã agoniza. Behzad flana pelo vilarejo, celular sempre no bolso, pronto para qualquer chamado do chefe em Teerã. Como o garoto de "E a Vida Continua", é Farzàd que o informa e guia.
Pequenos dramas locais distraem-no da espera. Uma mulher espera o décimo filho. Um trabalhador escava sozinho um buraco fundo no cemitério, "para telecomunicações". Uma dona de bar reclama da vida e dos três turnos, no trabalho, em casa e na cama.
Kiarostami oculta a face de vários personagens, da mesma forma que distribui espaçadamente as pistas desta trama. É sua forma de estimular a participação do espectador. "É minha reação àquele tipo de cinema que faz tudo ver", disse em Veneza. Nunca antes seu cinema se fizera tão necessário.


Avaliação:    

Filme: O Vento Nos Levará Título original: Le Vent Nous Emportera Direção: Abbas Kiarostami Com: Behzad Dourani Produção: Irã/França, 1999, 118 min Quando: hoje, às 21h40, no Cinearte Outras exibições na mostra: de amanhã a segunda e dia 28


Texto Anterior: Mojica restaurado só passa hoje
Próximo Texto: Debate: Walter Salles e Daniela Thomas apresentam "O Primeiro Dia"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.