São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França celebra intelectuais nos 50 anos da USP

DA REPORTAGEM LOCAL

Com fotografias da década de 30, realizadas pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, 94, o Consulado Francês celebra a forte presença da intelectualidade de seu país nos 50 anos da Universidade de São Paulo.
Lévi-Strauss, nos três anos que lecionou na USP, foi uma das mais fortes influências na pesquisa acadêmica paulistana e as fotos em exposição, do acervo do Instituto Moreira Salles, estão reunidas no livro "Saudades de São Paulo" (Companhia das Letras, R$ 102,50). A mostra segue, no próximo ano, para o Collège de France, como parte do ano brasileiro na França. "A exposição é um sinal de visibilidade, mas nosso objetivo não é retratar uma presença saudosista, já que nossos vínculos com a USP continuam fortes", afirma Jean-Paul Rebaud, adido cultural do Consulado.
Um dos sinais dessa parceria é o lançamento do "Atlas do Brasil" (Edusp), do geógrafo francês Hervé Théry, realizado a partir dos dados do Censo de 2001 e já publicado na França. O evento encerra um ciclo de debates que ocorre nas sextas-feiras de novembro, sempre às 18h30, no Centro Mariantonia.
A abertura ocorre no dia 5, com o tema "A França na USP: Ontem, Hoje e Amanhã" com Adolpho José Melfi, reitor da USP, e Daniel Nahon, presidente do comitê francês de cooperação universitária com o Brasil. No dia 12, o ciclo segue com "Encontros Literários e Estudos Franceses" com Leyla Perrone-Moisés, da USP, e Pierre Rivas, da Universidade Paris 10. Já no dia 19, o tema é "Escolas Filosóficas" com Michel Paty, da Universidade Paris 7 e USP, e um professor de filosofia da USP. (FCY)


Texto Anterior: Exposição: Criações da Unilabor seguem moldes da Bauhaus
Próximo Texto: Contardo Calligaris: "A Dona da História"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.