São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2008

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Na rede

Zumbi interativo

"The Outbreak ", filme de terror em que o público decide a ação, é lançado on-line

Divulgação
Uma das personagens de "The Outbreak', curta de terror interativo

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pode admitir: quantas vezes, assistindo a um filme de terror, você não se pegou pensando (ou gritando mesmo) "corre, seu idiota!", na esperança de que o personagem, em vez de fazer uma bobagem que vai lhe custar a cabeça, faça algo lógico para se salvar, algo que você faria se estivesse na pele dele?
Pois "The Outbreak", um engenhoso curta de terror disponível on-line (www.survivetheoutbreak.com), coloca o público na pele de um dos protagonistas e dá a chance de testar suas habilidades de sobrevivência num cenário catastrófico -no caso, um ataque de zumbis clássico, ao estilo "A Noite dos Mortos-Vivos".
O curta é interativo: em certos momentos-chave da narrativa, o filme é pausado e surgem na tela duas ou mais opções, convidando o público a decidir pelo protagonista. As decisões levam a caminhos diferentes, que podem acabar em morte, se você escolher mal.
O projeto é idéia do casal Chris e Lynn Lund, que tem uma empresa de design interativo (SilkTricky) e diversos trabalhos para marcas como Taco Bell e Red Bull.
"Já trabalhamos em inúmeros projetos com diferentes níveis de interatividade e pensamos: "Por que não fazer algo para nós mesmos, aplicando a técnica a algo que amamos?'"
Chris Lund, diretor e roteirista, foi quem bolou o conceito e a história básica: um grupo de quatro pessoas -que acabou de se conhecer enquanto fugia dos zumbis- invade uma casa em busca de proteção, carregando um quinto elemento, que foi ferido pelos mortos-vivos.
Essa é a primeira cena do filme, e a audiência, no papel do ponderado James, precisa decidir logo de cara se o personagem ferido deve ou não ser eliminado -afinal, como é praxe no gênero, ele certamente vai se tornar um zumbi.

Estrada para a perdição
"Filmamos "The Outbreak" em seis dias, no fim de abril passado, e depois passamos alguns meses finalizando-o. Gastamos no total US$ 35 mil, vindos de nossas economias."
São 21 cenas com pouco mais de um minuto cada uma, e dez pontos em que a audiência precisa decidir. Segundo a produtora, seis opções levam à morte e apenas duas a um final feliz.
O site entrou no ar há um mês e já recebeu 300 mil visitantes únicos, segundo Lynn, que também foi procurada por produtores de cinema para criar projetos semelhantes.
"Temos algumas novas idéias e adoraríamos fazer algo de maior duração, que foi algo que o público pediu bastante."

Trama policial
"The Outbreak" não é o primeiro projeto de filme interativo on-line -a primazia provavelmente cabe a "Hypnosis" (www.my-interactive.tv), lançado em dezembro de 1998.
Ele põe a audiência no papel de uma mulher casada que tem um amante e que se envolve numa trama policial, incluindo um roubo e a revelação de sua traição. A estrutura é semelhante à do filme de zumbis, mas a qualidade da filmagem e da produção é inferior.
Além das duas obras, há exemplos de filmes interativos em jogos com cenas filmadas.
A idéia também já foi aplicada a um manifesto por melhores condições de moradia no Reino Unido -veja em trapped.keystothefuture.org.uk.


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