São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Aquele Querido Mês de Agosto"

Realismo poético embala filme vibrante

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Difícil esperar novidades do batido terreno da fronteira entre documentário e ficção. Mas "Aquele Querido Mês de Agosto" é um genuíno sopro de vento fresco em campo saturado.
O filme é tão estimulante que já colocou o nome de seu diretor, o português Miguel Gomes, entre os que têm seus próximos trabalhos ansiosamente aguardados por cinéfilos.
Gomes se insere em uma tradição do cinema português (que teria, hoje, Pedro Costa como seu maior expoente), confirmando a vocação do país para produzir um cinema pequeno, porém vibrante. O diretor e sua equipe se instalaram nas montanhas portuguesas e captaram vários depoimentos e imagens documentais. Mais tarde, voltaram à região -também num agosto- e realizaram uma ficção.
O mais interessante está na maneira como o filme articula essas duas "partes". Gomes faz isso sem nunca clamar pelo "efeito de realidade" do cinema. Tudo aqui adquire um tom fabular, ainda que realista. A música tem uma importância ímpar. O registro de um festival de canções populares faz a ponte entre documental e ficcional.
Volta e meia, diretor e equipe entram em cena, representando a si próprios, em esquetes cômicos. Há estranheza, mas não quebra, pois Gomes logra uma unidade de tom e ritmo.
Gomes trabalha no terreno do realismo poético de Rossellini e outros, que conseguem respeitar a certa "vocação" realista do cinema com um olhar muito próprio e rico. É tão visível a entrega e a alegria daqueles que estão participando da experiência que contamina o espectador. Uma felicidade.


AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO
Quando: hoje, às 21h20, no Unibanco Arteplex 4; amanhã, às 17h, no Cine Olido; quinta, às 16h30, na Cinemateca (sala Petrobras); dia 29, às 17h50, no Unibanco Arteplex 4
Classificação: não indicado a menores de 12 anos
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: Lanterninhas
Próximo Texto: Os destaques da mostra hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.