São Paulo, sábado, 21 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Pirelli lança o material no Victoria and Albert Museum, em Londres, com a presença de 400 convidados
Calendário traz as mulheres do século 20

Herb Ritts
A modelo Alek Wek, que ilustra o mês de dezembro da folhinha da Pirelli


EDER CHIODETTO
enviado especial a Londres

Com muita badalação e alguma pompa, foi lançada anteontem à noite, em Londres, a versão do calendário Pirelli para 1999.
O cenário escolhido foi o Victoria and Albert Museum. Inaugurado em 1857, possui quatro andares e 11 km de galerias repletos de arte sacra, asiática e design moderno.
O tema do calendário deste ano, "Woman Through the Decades" (Mulheres Através das Décadas), possibilitou ao fotógrafo Herb Ritts revisitar vários gêneros de mulheres. Ele retratou em 12 imagens (uma para cada mês) a mudança comportamental da mulher e do mundo ao longo do século 20.
Ao ingressarem no museu para o jantar, os 400 convidados fizeram um percurso por entre as obras mais antigas do acervo, que datam do início do cristianismo, e viram arte grega e aquarelas de John Constable, entre outros.
Para reforçar o conceito do calendário, a última visão proporcionada antes do acesso ao salão de jantar foi a "Dress Colection", que reúne vestidos confeccionados desde 1600 até os dias de hoje.
Essa viagem no tempo e na história da arte continuou no vídeo do making of. Editadas com ritmo, imagens da equipe de produção de Ritts trabalhando foram intercaladas com imagens de época.
No final, a top brasileira Shirley Mallmann, que no calendário representa a mulher da década de 40, pilota um carro conversível com cabelos ao vento e sorrindo.
O custo de produção do calendário foi de US$ 2 milhões. Essas imagens se tornaram referência de qualidade para as pessoas ligadas à fotografia e à moda. Seus 45 mil exemplares são distribuídos para executivos e parceiros da empresa patrocinadora em 50 países.
Este ano as fotos foram realizadas em Los Angeles e Malibu. Das 12 modelos, destacam-se a rechonchuda inglesa Sophie Dahl, 19, sucesso do momento em Londres por se contrapor à ditadura das modelos esqueléticas, e a sudanesa Alek Wek. Altíssima e com rosto anguloso, foi eleita pela revista "i-D" como a modelo da década.
˛


O jornalista Eder Chiodetto viajou a convite da Pirelli



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.