São Paulo, sábado, 21 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritts supera revisionismo

do enviado a Londres

Ao tentar encontrar tipos de mulheres que sintetizem uma determinada década, o fotógrafo Herb Ritts ficou a um passo da obviedade e do pastiche. A megaprodução de roupas e maquiagem, por ser referencial em demasia, quase comprometeu seu trabalho.
Mas com amplo domínio técnico, Ritts foi salvo pelo seu estilo "clean" e pela capacidade de extrair dos seus personagens o que quer. O ato fotográfico driblou as amarras colocadas por um tema revisionista.
Após as edições com os papas da fotografia de moda, Richard Avedon e Bruce Weber, Ritts passou incólume, superando sua performance frustrante no calendário de 94.
"Women Through the Decades", mais que retratar como era o estilo, a vestimenta e o cabelo ao longo deste século, flagra a atitude de cada uma das mulheres. É isso que expande o simbolismo dessas imagens.
Em fevereiro (1910), a gordinha Sophie Dahl oferece, carente e lânguida, seu voluptuoso corpo .
Na foto que encerra o calendário, batizada por Ritts de "O Futuro", eis que a mulher (Alek Wek) se torna um ser em que feminilidade e virilidade são sinônimos.
O calendário fecha com uma frase de Simone de Beauvoir: "Não se nasce mulher, torna-se". Os homens estão fritos. (EC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.