|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ritts supera revisionismo
do enviado a Londres
Ao tentar encontrar tipos
de mulheres que sintetizem
uma determinada década, o
fotógrafo Herb Ritts ficou a
um passo da obviedade e do
pastiche. A megaprodução
de roupas e maquiagem,
por ser referencial em demasia, quase comprometeu
seu trabalho.
Mas com amplo domínio
técnico, Ritts foi salvo pelo
seu estilo "clean" e pela capacidade de extrair dos seus
personagens o que quer. O
ato fotográfico driblou as
amarras colocadas por um
tema revisionista.
Após as edições com os
papas da fotografia de moda, Richard Avedon e Bruce
Weber, Ritts passou incólume, superando sua performance frustrante no calendário de 94.
"Women Through the
Decades", mais que retratar
como era o estilo, a vestimenta e o cabelo ao longo
deste século, flagra a atitude
de cada uma das mulheres.
É isso que expande o simbolismo dessas imagens.
Em fevereiro (1910), a gordinha Sophie Dahl oferece,
carente e lânguida, seu voluptuoso corpo .
Na foto que encerra o calendário, batizada por Ritts
de "O Futuro", eis que a
mulher (Alek Wek) se torna
um ser em que feminilidade
e virilidade são sinônimos.
O calendário fecha com
uma frase de Simone de
Beauvoir: "Não se nasce
mulher, torna-se". Os homens estão fritos.
(EC)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|