São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santarém quer ser a "capital do Brasil em Portugal"

do enviado a Santarém

O presidente do Conselho da Câmara Municipal (prefeito) de Santarém, José Miguel Correia Noras, diz que sua cidade vai virar "a capital do Brasil em Portugal", a partir de março de 2000.
"Pesquisadores, empresários, atletas, visitantes brasileiros terão uma sala de estar à sua espera na Casa do Brasil", disse à Folha.
Noras, 43, do Partido Socialista, há nove anos no cargo, argumenta que Santarém já é "a cidade mais brasileira de Portugal".
Sua justificativa: nomes importantes da história brasileira (como Duarte Pacheco Pereira, o "Aquiles Lusitano", que veio na expedição de Cabral, e Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro) nasceram na cidade, que está agora com 65 mil habitantes.
"Quero tirar proveito desse capital do passado para construir o futuro. Visões retrógradas só querem atos festivos para comemorar o quinto centenário do Brasil. Acho que é preciso ter um sentido para o futuro", afirma.
Noras quer que a Casa do Brasil apresente exposições de arte, promova espetáculos culturais, ofereça bolsas de estudo.
O prefeito espera que "mecenas e municípios brasileiros" ajudem a manter a Casa do Brasil, como a Odebrecht ajudou a recuperá-la. Outra esperança de Noras com a Casa do Brasil é aumentar o fluxo de turistas brasileiros a Santarém, atualmente de cerca de 7.500 pessoas por ano. (CELS)


Texto Anterior: 500 anos: Casa de Cabral torna-se Casa do Brasil
Próximo Texto: Cabral em datas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.