São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noites de verão

Calor traz DJs internacionais e conceito de festas de fim de tarde, importado de Ibiza, ao Brasil

Balada começa hoje com Bavaria Vibe; no line-up, o "avô do tecno" Derrick May e o top DJ Junior Sanchez

CLAUDIA ASSEF
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, a chegada do verão 2002 vem com um bônus: uma leva quentíssima de DJs e, claro, de festas.
Hoje à noite, por exemplo, pode-se ver e ouvir de perto o norte-americano Derrick May, simplesmente um dos criadores do tecno.
Com os colegas de Detroit Juan Atkins e Kevin Saunderson, May criou, em meados dos anos 80, as primeiras músicas do gênero. São dele hinos como "Strings of Life" e "Move It".
May é uma das atrações do Bavaria Vibe, festival itinerante que vai viajar pelo Brasil durante o verão, levando DJs importantes a várias praias do país.
Além do DJ de Detroit, conhecido como "o avô do tecno", a festa de hoje terá outra estrela, o DJ de house Junior Sanchez, um dos preferidos da cantora Madonna (leia entrevista abaixo).
O line-up ainda tem os ingleses John Graham e Darren Pearce, além dos brasileiros Gabo e Denise, Mau Mau, Renato Lopes e Luis Pareto. O mesmo line-up passa amanhã pelo Rio.
Também amanhã acontece outra festa com alguns DJs imperdíveis, o Smirnoff Experience, no Museu da Tecnologia. A festa rola ao mesmo tempo em quatro cidades do mundo neste fim de semana. Por sorte, São Paulo é uma delas.
Estão escalados para tocar o argentino Hernan Cattaneo, que fez sucesso no Free Jazz deste ano, além dos ingleses Tom Middleton, Nick Warren e John Kelly.
Para conseguir ingresso, corra para o site da festa (www.smirnoffexperience.com.br). No total, serão distribuídos mil convites para internautas.

Fim de tarde
A Bavaria quer ajudar a construir uma reputação de festas "sun set" no país. No litoral, vai promover baladas que começam no fim de tarde e se estendem até a noite. É um conceito batido no verão europeu, especialmente em Ibiza, mas que ainda não emplacou por aqui.
A Skol, que tem seu festival de música eletrônica na cidade, também vai entrar no mercado de festas de fim de tarde neste verão.
A empresa lança na próxima sexta o Skol Spirit, evento que vai levar DJs brasileiros e internacionais a praias de Maresias (SP), Florianópolis (SC) e Porto de Galinhas (PE).
Normalmente, os DJs das festas de fim de tarde tocam mais "leve". O som mais maneiro e melódico é conhecido como música de chill-out. O termo também é usado para definir o descanso ou a continuação da balada em ritmo desacelerado depois de uma grande festa.
Para o Skol Spirit foram escalados DJs de chill-out gringos pouco conhecidos no Brasil (Pathaan, Pete Lawrence, Hareesh on Mars e Chris Montgomery) e brasileiros que devem tocar mais maneiro -Dolores, Patife, Henrique Cury, Edinei e Gabo e Denise.
Na virada do ano, a Bavaria vai levar à Bahia o DJ Bruno Leprete, residente do Café del Mar, bar em Ibiza que ajudou a criar o conceito de chill-out.
Bruno vai se apresentar em 1º de janeiro, no Farol da Barra, em Salvador, na Bahia, ao lado da ex-musa da axé music Daniela Mercury.


Texto Anterior: Cordel: Transporte é tema de concurso
Próximo Texto: Sanchez quer ser visto como brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.