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MÚSICA
Onda de festas de fim de tarde abre mercado de CDs eletrônicos calminhos; coletâneas são populares na Europa
"Café del Mar" é primeira série de chill-out nacional
DA REPORTAGEM LOCAL
A onda de festas de fim de tarde
já começa a render subprodutos.
São os CDs de coletâneas de músicas para chill-out.
A Universal acaba de lançar no
Brasil, em momento oportuno,
quatro CDs do Café del Mar, bar
no balneário de Ibiza, na Espanha, um dos responsáveis por ter
cunhado o termo chill-out.
São os volumes 5, 6, 7 e 8, com a
trilha sonora do bar. Se você busca CD para bombar em festa, pode virar a página.
Aqui, mesmo artistas como
Moby, que fazem música para
pista, são remixados para criar clima de fim de tarde com ressaca.
Até o volume seis, os discos do
Café del Mar eram remixados pelo DJ José Padilla, nome que acabou tornando-se sinônimo de
chill-out. Após a saída de Padilla,
quem edita as coletâneas é o atual
residente do bar, Bruno Leprete.
O DJ estará no Brasil em 1º de janeiro, tocando em Salvador ao lado de Daniela Mercury.
Ouro em pó
Os CDs do Café del Mar são
uma mina de ouro. Bem como coletâneas de outros bares que apostam no som calminho, os discos
espalham a fama do Café del Mar
mundo afora, além de elevar o nome de seus DJs residentes à condição de mestres do chill-out.
Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, os CDs do Buddah Bar, restaurante-clube dos
mais caros de Paris, vendem aos
montes pela internet.
Apostando no mesmo filão eletrônico-que-permite-conversas,
os CDs do Buddah Bar chegam a
custar R$ 100 nas lojas de importados do Brasil.
A gravadora MBB lançou há
pouco o CD "Buddah Lounge", similar nacional, com algumas faixas licenciadas de discos do Buddah original e outras produzidas
por DJs brasileiros.
A Sum Records também acordou para o movimento chill-out.
Acaba de lançar o volume 2 da coletânea "Clubbers, the Dance
Compilation". O disco duplo vale
o investimento e nem é tão parado assim: tem o DJ alemão Ian
Pooley, Moby, Information Society e os franceses Etienne Crécy
e Rinocérose.
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