São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Flip anuncia a vinda de António Lobo Antunes

Escritor também virá à 13ª Jornada de Passo Fundo

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Escritor arredio à "parte mundana da literatura", como já declarou à Folha, o português António Lobo Antunes, 66, tem sua presença confirmada em dois eventos literários no Brasil neste ano: a 7ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 1º a 5 de julho, e a 13ª Jornada de Passo Fundo, entre 24 e 28 de agosto.
Lobo Antunes já havia confirmado sua vinda para a Flip do ano passado, mas teve de declinar o convite por conta da formatura da sua filha, que aconteceria no mesmo período. O diretor de programação da festa, Flávio Moura, pretende deixar o escritor sozinho numa das mesas, numa participação em forma de entrevista.
"Ele é provavelmente o maior estilista da língua portuguesa e um homem de opiniões fortes", afirma Moura.

Angola e Brasil
Formado em medicina, com especialização em psiquiatria, Lobo Antunes trabalhou como médico do Exército português na guerra colonial em Angola, de 1970 a 1973. A experiência tem reflexos em sua obra.
Neto de brasileiro, o escritor não vem ao país desde 1983. Em entrevista à Folha Lobo Antunes justificou, com humor, sua ausência: "Sou um homem generoso. Resolvi deixar o Brasil para [seu conterrâneo, o escritor José] Saramago, coitado, e ficar com o resto do mundo. Mas acho que vou começar a querer o Brasil para mim".
Vencedor do Prêmio Camões em 2007, Lobo Antunes já foi cogitado para o Nobel. No Brasil, o escritor é publicado pela Objetiva/Alfaguara, que já lançou seis de seus livros: "Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo", "Memória de Elefante", "Os Cus de Judas", "Conhecimento do Inferno", "Eu Hei-de Amar uma Pedra" e "Ontem Não te Vi em Babilónia". Em junho, a editora publica seu mais recente romance, "Meu Nome É Legião".


Texto Anterior: Favorita ao Shell-SP, "Alma Boa..." reestreia
Próximo Texto: Cinema: Mike Myers é favorito ao Framboesa de Ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.