São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA NOVELA

Deliciosas narrativas trazem o estilo afiado de Bulgákov

Sátira é o ponto forte de "Um Coração de Cachorro e Outras Novelas"

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O autor de "O Mestre e Margarida" também sabia escrever deliciosas narrativas breves. O lançamento de "Um Coração de Cachorro e Outras Novelas" ajuda a divulgar, no Brasil, um dos mais afiados satiristas russos do século 20: Mikhail Bulgákov (1891-1940).
Monarquista, viciado em morfina, casado três vezes, Bulgákov jogava bilhar com Maiakóvski (1893-1930).
Médico militar, serviu no Exército Branco (contra os bolcheviques) na Guerra Civil que se seguiu à Revolução Russa, de 1917.
Natural de Kiev, radicou-se em Moscou em 1921, para começar a ser perseguido em 1926, com a morte Lênin (1870-1924) e a ascensão de Stálin (1878-1953) ao poder.
Dramaturgo de talento e figura emblemática da literatura soviética de sua época, sua obra-prima é o romance "O Mestre e Margarida", recriação do mito do Fausto que faz o demônio se deslocar pela Moscou comunista, ridicularizando a burocracia de forma implacável.
Redigida na última década de vida do autor, a obra só foi publicada na ex-URSS postumamente, em 1966. A trajetória de Bulgákov está narrada de maneira primorosa em "O Diabo Solto em Moscou", biografia lançada em 2002 por Homero Freitas de Andrade.

GÓGOL
E é o mesmo Andrade quem agora faz, com igual zelo e destreza, a seleção, tradução e notas das quatro narrativas de "Um Coração de Cachorro e Outras Novelas".
Escritas na década de 1920, durante o período de reintrodução de práticas capitalistas na URSS que ficou conhecido como NEP (Nova Política Econômica, 1921-1928), as novelas inserem Bulgákov na grande tradição de satiristas russos como Nikolai Gógol (1809-1852).
Não por acaso, a primeira delas, "As Aventuras de Tchítchikov", retoma personagens da obra-prima gogoliana "Almas Mortas", parodicamente revividas no contexto soviético de seu tempo.
O universo fantástico de "O Mestre e Margarida" encontra-se prefigurado na novela que, sugestivamente, leva o título de "Diabolíada", enquanto elementos de ficção científica, lidando com as consequências funestas de experimentos que fogem do controle, conferem força a "Os Ovos Fatais" e "Um Coração de Cachorro".
Um ensaio erudito de Andrade, "Apontamentos sobre a Prosa Satírica de Mikhail Bulgákov", ocupa as 50 últimas páginas do volume, oferecendo subsídios essenciais para a compreensão desse mestre da sátira.

UM CORAÇÃO DE CACHORRO
E OUTRAS NOVELAS


AUTOR Mikhail Bulgákov
EDITORA Edusp
TRADUÇÃO Homero Freitas de Andrade
QUANTO R$ 60 (312 págs.)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Internet transformou a relação de poder entre críticos e leitores
Próximo Texto: Painel das Letras: Marx,o retorno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.